sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PLs de outrora - 1 vez por semana, a biografia light de um antepassado

V) O Esquecido
Quando se pergunta a algum dos mais velhos poiarenses (ou a um dos mais velhos primos ou tios) - uns e outros cada vez mais escassos nesta 2ª década do século XXI - quais foram os antigos PL da Risca-Silva, a resposta será, invariavelmente: "O Sr. Capitalista e o seu mano P.e Bernardo, a sua mana D. Maria de Jesus de onde provêm os Carvalho e o mano que morreu novo no Vale de Matouco". Ok, pensa quem ouve a réplica: eram 4.
No entanto, uma pesquisa um pouco mais aprofundada acabará por revelar uma verdade mais estranha: falta um. José Mathias PL, o irmão mais velho do Sr. Capitalista, de quem existem registos até aos (cerca de) 30 anos, jamais é referenciado. Mais: todos os interrogados dirão "José??!! Nunca ouvi. Acho que está enganado, confundiu-se, esse José nunca existiu". No entanto - e a documentação não mente - a realidade é bem diversa. Ora, o que terá acontecido (ou o que terá ele feito?) a este José para nunca ser referido, nunca ter apadrinhado um sobrinho, e ter sido (parece que) quase intencionalmente esquecido? Qual a razão que justifica esta tão estranha "morte social" de um irmão? As hipóteses são muitas, mas os estudiosos da família parecem ser unânimes. Por um lado, quando morreu o pai do velho Capitalista, os irmãos PL decidiram deixar manter a herança deste indivisa (com a excepção de umas propriedades que foram doadas ao P.e Bernardo para este se ordenar). Sendo o mais velho, José Mathias PL ficou encarregado de administrar os bens familiares. Vendo-se na posse de alguns rendimentos, José pôde, assim, dar azo a uma das suas paixões: a vida política. E, realmente, envolveu-se na modestíssima política local, sendo, entre outras coisas, vereador da Câmara. Nada disto teria tido grande importância se o primogénito não tivesse rapidamente descurado as propriedades da família (e ainda por cima de uma família tão ciosa dos seus bens), se tivesse rapidamente individado e rapidamente começasse a alienar património. Um escândalo, e uma ofensa que os manos (ao que parece) não conseguiriam suportar de ânimo leve! Assim, mal atingiram a idade adulta - e talvez para salvar a "Casa da Risca-Silva" (como então era identificada) da bancarrota - o P.e Bernardo e o futuro Capitalista - chamaram a si a gestão do património. Obtiveram os bons resultados que todos conhecemos.
E a verdade é que se Mathias, Bernardo e Maria de Jesus mantiveram e aumentaram muito substancialmente a fortuna familiar, o velho Capitalista ficou (como vários ainda relembram) para sempre com um sentimento de repulsa/ódio/temor por toda e qualquer actividade política.
Terá sido também por isso que o seu filho Armando só ocupou cargos políticos após a sua morte.

1 comentário:

  1. A começar 2010, mais uma fantástica biografia.
    Mas ocorre-me de imediato uma questão. Virá deste intrépido (mas pouco afortunado)José Mathias a proverbial falta de jeito dos PL para a mais nobre das actividades humanas? É bem possível. Quanto à "falta de jeito" não se trata de uma provocação: é um mero juizo de facto.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.