quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Uma história curiosa…

Também tenho um bilhete do Avô Caetano (AC) dirigido à MNL, mas este com mais significado para mim uma vez que está datado de 7/06/1961 (5 dias depois de eu ter nascido!).
Já não sei quem me deu este bilhete, mas penso que foi a própria MNL.
No entanto, há uma história curiosa associada a este bilhete, segundo contava MNL.
RPL estava interessado em concorrer para subdirector duma escola escalabitana, mas havia um concorrente fortíssimo, um tal eng.º Lagarto que era assistente universitário e senhor dum óptimo curriculum. Para além disso, tinha uma cunha dum secretário de estado ou, mesmo, dum ministro de Salazar – uma importante carta de recomendação que nunca terá chegado ao seu destino. Valeu-nos, na altura, um amigo de AC que se encontrava no lugar certo e que discretamente conservou a famosa carta fechada numa gaveta. Claro que o candidato com apelido de réptil telefonava todos os dias para o amigo de AC para saber se a dita carta já teria chegado. “Ainda não, estes correios funcionam cada vez pior, ou então a carta ainda não terá sido expedida pelo Ministério” – desculpava-se o amigo.
Se a tal carta tivesse chegado em tempo útil provavelmente JT não seria escalabitano (podem não acreditar, mas ele chegou a ter um barrete de campino!). Eu nunca teria aprendido a andar de bicicleta na pista de atletismo que circundava o campo de rugby (graças à paciência de um famoso arquitecto de Évora). Nunca teríamos conhecidos os Franqueiras, a Sr.ª Noémia, o Sr. Cardantas (da vacaria), o Sr. Aníbal (conduzia a carroça dos legumes até ao mercado de Santarém), o Sr. Guerra (o jardineiro), o Sr. José Boieiro, o Sr. João das Picas (o enfermeiro de serviço com a dolorosa penicilina), o Sr. António (o motorista da carrinha da escola) e o famosíssimo Dioguete! Também não teríamos conhecido a Foz do Arelho da forma que conhecemos!
Enfim, uma história curiosa – demasiado importante para os PL para ser apenas “estória”! – e decisiva para a epopeia PL!
Para rematar, lembrei-me agora dum episódio que fica bem para finalizar o post. Uma vez, depois da missa dominical, encontrámos no Café Central (ou terá sido na Bijou?) alguns jogadores da Académica de Coimbra (creio que o Gervásio, os manos Campos e o Rocha), antes dum jogo contra o União de Santarém (a Briosa esmagou por 6 a 1!). A MNL desafiou o “menino mais bonito do Cortiço” a pedir uns autógrafos aos briosos académicos para um verdadeiro aficionado academista (que até tinha uma saca de guardanapo bordada com uma sugestiva frase: “A Académica é a melhor do mundo!”). Inexplicavelmente, agora torce por um clube de bairro que se dá pelo nome de Sport Lisboa e Benfica!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.