sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Outros Lagartos derrotados na cidade da Torre das Cabaças











Excelente post, ZN!No entanto, importa fazer uma pequeníssima (mas fundamental) correcção historiográfica. O adversário da Briosa nesse jogo em Santarém não foi o União – clube que, durante alguns anos, mereceu a minha ligeira simpatia até por causa do singular nome do seu recinto de jogo, o mítico campo Chã das Padeiras (já voltarei ao assunto…) – mas, sim, os Leões escalabitanos. De acordo com o inestimável livro de João Mesquita e João Santana Académica. A História do Futebol (Almedina, 2007) - monumental obra de 715 pgs e que deveria ser de leitura obrigatória entre os jovens PLs que gostam de futebol, pois talvez assim voltassem a ter bom gosto clubístico - nesse prélio, disputado no Campo Alfredo Aguiar a 9 de Março de 1969, pelas 15 horas, a Briosa apresentou a seguinte formação. Na baliza, Viegas. Depois, Curado (aluno de RPL, julgo eu), Carlos Alhinho (caboverdiano recentemente falecido que, depois desta célebre passagem pela AAC, baixou de nível, jogando por clubes de menor nomeada como os lampiões, os dragões e os lagartos e que, na história PL, se destaca sobretudo por ser o irmão mais velho do Alexandre, colega de turma de MPL no Liceu D.Duarte), Vieira Nunes, Gervásio (também já falecido e que foi colega de PPL na Faculdade de Direito), Rui Rodrigues (que posteriormente veio a ser dono de uma farmácia em… Santarém, se não me engano!), Nene (o malogrado avançado moçambicano que morreu tragicamente em acidente de viação numa estrada, a que liga Coimbra e Figueira, onde tempos antes RPL também sofrera um acidente, embora bastante menos grave, como é óbvio), Vitor Campos, substituído por Agostinho aos 65 minutos, Crispim (outro aluno de RPL, este tenho a certeza) e que foi substituído por Peres aos 72 m, Manuel António e o “capitão” Rocha, grande amigo de ZG e JM. Treinava a equipa, João Maló. Golos da Briosa apontados por Jaime (na pp baliza, 19m), Manuel António (38, 53 e 84), Vitor Campos (47) e Rui Rodrigues (68). Pelos locais, marcou o médio Medeiros, aos 76m. Em suma também estes “lagartos” foram derrotados – e desta vez sem o recurso a influências exógenas! – pelos estudantes em Santarém. Arbitrou o jogo, a contar para os 1/16 de final da Taça, o Sr. João Gomes (do Porto), auxiliado pelos Srs. Fernando Alberto e Tomás Matos. A Académica chegou à final da competição, tendo sido derrotada, após prolongamento, por 2-1, no que é considerado o maior comício de oposição ao Estado Novo que alguma vez se fez (Cf., por exemplo, SERRADO, Ricardo, O Jogo de Salazar. A Política e o Futebol no Estado Novo, Lisboa, Casa das Letras, 2009, pp. 171-197). Eusébio, como se sabe, revelou na altura a sua grande insensibilidade política. O nosso querido Little Souls e MPL assistiram à partida, pelo que peço ao ex-edil eborense que evoque, em futuro post, essa memorável jornada no Jamor. (Cf. a propósito http://www.youtube.com/watch?v=0tXOha0dq1o)


Lembro-me que, anos mais tarde, mais concretamente no dia 1 de Junho de 1980, a minha (ténue) simpatia pelo União de Santarém se extinguiu para sempre, pois esta equipa veio jogar ao Calhabé tendo imposto um nulo à Académica (ou melhor, na altura, por motivos sobejamente conhecidos, eu era adepto do ... Clube Académico de Coimbra, ou seja, CAC), o que quase nos ia custando o regresso à 1ª Divisão. Os meus conterrâneos fartaram-se de fazer anti-jogo e eu passei a desprezá-los furiosamente. Já na primeira volta, no Chã das Padeiras (tinha de escrever este nome outra vez…), a Briosa tinha empatado a um golo. Felizmente na semana seguinte ganhámos 1-0 ao Grupo Desportivo "Os Nazarenos" (inesquecível golo de cabeça do brasileiro Eldon, o meu jogador preferido nessa altura e mais tarde grande amigo do nosso primo PRF, hoje importante figura da imprensa pink) e lá voltámos à 1ª Divisão.

BRIOOOOSA!

1 comentário:

  1. Obrigado JT por me corrigires e completar a informação. Também tenho a bíblia do futebol (A História do Futebol), mas confesso que aquela hora da noite já não estava com grande disposição para a consultar (de resto, era garantido que irias confirmar/completar as minhas informações sobre a Briosa na Terra da Torre das Cabaças). Agora já não me lembrava que RPL, MPL tinham assistido à final da Taça de Portugal em 1969. Sabia que tinham assistido, anteriormente, à final da Taça mas com o Vitória de Setúbal (o JJ foi o carrasco da AAC). Lembro-me de FPL (que também assistiu à final) me dizer que RPL tinha puxado pela carrinha VW 1600 na autoestrada e levado o ponteiro do velocímetro aos 160Km/h!!! - na altura era um feito extraordinário!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.