domingo, 14 de junho de 2015

A 18 de abril ACO escreveu ...

RIO ACIMA, SEM MOTOR

Há agora, parece, dois olhares sobre o Choupal. O que, acusando desvalorização, o PS tem; esse outro, que é também o meu (e entretanto, penso, do PSD), que vê uma notória melhoria no estado geral da sua conservação. E a divergência, quero crer, terá, sobretudo, a ver com o mando, que a atual maioria camarária quer, em nome da cidade, para si. Mas, questiono, quando se reconhece, claramente, um esforço por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para ter bem cuidado aquele espaço magnífico, e há ainda tanto, mas tanto, a fazer na cidade – novos jardins, como o da Solum; continuação do parque Mondego, na margem direita; expansão do Choupalinho, margem esquerda fora; recuperação desse espaço magnífico que é a tão pouco cuidada Sereia; e plantação de novas árvores, desde logo nas tantas caldeiras vazias – não será muito mais avisado o município exercer, aí, amplamente, a sua vontade política de valorizar o verde, deixando, exigente embora, para as instâncias nacionais a obrigação de permanente valorização da Mata do choupal, também a de Vale de Canas?

O governo, no "imenso" respeito que tem pelo poder local e pela sua autonomia, decretou a fusão dos sistemas de abastecimento de água, por aqui criando o designado Centro Litoral, que abarca Coimbra, Aveiro e Leiria. Perante a quase total contestação dos municípios – que vão, generalizadamente, recorrer aos tribunais – um presidente de câmara, contudo, está feliz: Álvaro Amaro, cuja cidade, a Guarda, fica sede de uma coisa chamada Águas de Lisboa,Vale do Tejo e EPAL, que, percebe-se afinal bem porquê, ocupa metade do território da região Centro. Enfim, "democraticidades", critérios...

A propósito do anúncio de renovação da plateia (470 lugares) do Gil Vicente, com obras marcadas para o período de junho a setembro, fico a perguntar-me como é possível Coimbra não conseguir organizar-se para encontrar formas de custear – e falamos, não mais, de uns 100 mil euros – as restantes 294 cadeiras do balcão. Se a universidade, inacreditável, não disponibiliza as verbas suficientes, se a câmara municipal não desce a terreiro em apoio mais efetivo a uma casa de cultura que, apesar de académica, serve, e de que maneira, há tantos anos, a cidade, que se vendam, então (se todos comprássemos, bastava um euro por cidadão), por exemplo a dez euros, bilhetes simbólicos para espetáculo imaginário.

Na celebração dos seus Dia do Município, enquanto a Pampilhosa da Serra afirmava não desistir da EN344, de ligação a Pedrógão, Tábua exigia a requalificação do IP3. Não posso estar mais de acordo. Mas acho que tenho de oferecer aos autarcas a região – para que quererão eles bons acessos? perguntarão não poucos – um mapa que lhes mostre o quanto longe estão de certas paragens...

O Metro de Lisboa estuda o seu prolongamento até Alcântara, o do Porto quer a expansão da rede (para municípios vizinhos) com fundos comunitários do Portugal 2020. Em Coimbra querem impingir-nos – como se deixássemos! – camionetas para substituir a via férrea da Lousã.

Se a efetiva vontade do governo em descentralizar tivesse, mínima que fosse, correspondência com o número de vezes que o ministro Poiares Maduro vem até nós – sempre aproveita, digo eu, para visitar a santa terrinha! – e quase diríamos que o Terreiro do Paço teria deitado, Tejo fora, finalmente, o centralismo que tanto nos tem prejudicado enquanto país desenvolvido e territorialmente harmonioso.

Absolutamente justa e irrefragável a atribuição, por aclamada unanimidade, da Medalha de Ouro da cidade a Manuel Alegre; esteve difícil, muito difícil mesmo (a necessidade voto de qualidade, de um lado, a incoerência entre o discurso e o sufrágio, de outro), a renovação do contrato entre a câmara e uma empresa de comunicação cujos serviços, continuo a pensar, são de todo dispensáveis; o ISCAC quer abrir uma licenciatura em comércio, que, quando olhamos ao nosso redor, tanto bem nos poderá fazer, sobretudo em termos de reciclagem de saberes; depois da candidatura a Capital Europeia da Juventude, Coimbra quer ser, em 2017 – que mais ainda? – também Cidade Europeia do Desporto; ; e hoje, Alberto Martins, a quem a recusaram na crise académica de 69, volta a usar da palavra na iniciativa "7 séculos, 7 personalidades, 7 histórias" da UC.

António Cabral de Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.