sábado, 14 de novembro de 2015

A 31 de outubro ACO escreveu …

RIO ACIMA, SEM MOTOR

Começa hoje a Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Um evento que procura ser, ao longo de dois meses, com uma programação que inclui muitas e diversificadas atividades – estejamos atentos e participativos –, um desafio no panorama cultural da cidade. Na busca da promoção e divulgação do nosso património, por igual, não menos relevante, da integração da atual cultura artística no quotidiano da urbe. Os dados, dizem, estão lançados.

A espada de Dom Afonso Henriques (autêntica ou de Afonso V, contudo simbólica) regressou, apenas por breves momentos, por ocasião da celebração anual do Dia do Exército, ao seu túmulo, em Santa Cruz. De onde, aliás e naturalmente, nunca deveria ter saído. E ao qual deve, desde logo no cumprimento da manifesta vontade do Rei Fundador, ser restituída. Coimbra, quero crer, espera, daquele ramo das Forças Armadas, de quem seja, essa devolução. Na emenda de um erro histórico cometido no já longínquo ano de 1834, mas sempre a tempo – e é tempo – de ser corrigido.

Gostei de ver o executivo autárquico a debater politicamente – e de forma elevada – questões de tributação municipal. A maioria manteve a redução do IRS em detrimento da baixa do IMI para famílias com filhos dependentes, a coligação queria enfim um arranjo entre as duas posições (no mesmo valor), a CPC até defendia ambas. E pronto: quem tem filhos não é beneficiado, quem usufrui de rendimentos maiores paga menos. Justiça social? Valem todas as leituras...

De uma só penada, a autarquia aprovou a concretização de dois projetos com algum significado urbanístico, a Praça das Cortes, em Santa Clara, e a transformação do Largo do Arnado, com uma rotunda. E em ambas, surpreendamo-nos, com a prevista colocação de peças escultóricas. Pode ser que um dia destes, quem sabe, o executivo tome a decisão política, para ser executada de forma obviamente faseada, de erguer estátuas a personalidades relevantes para a cidade, começando por figuras históricas, repito, como D. Sesnando, Afonso Henriques, reis portugueses aqui nascidos, e primeiro Duque de Coimbra, também a quase miríade de homens e mulheres que ao longo dos séculos se distinguiram ainda na política, no conhecimento, nas artes e nas letras, na vida comunitária.

Encartado no DC, volto a encontrar, delicioso, o Almanaque (desanual) do Teatrão, onde se programa, neste nº2, entre textos de valia cultural, fina ironia e adágios saborosos, a atividade para o outinverno. Que vamos, a cidade connosco, procurar seguir.

Para ilustrar uma peça sobre a colocação em venda de quartéis, conventos e fortes por parte do Ministério da Defesa, o Expresso online usava uma (bela) foto de Santa Clara-a-Velha. Azar dos azares, a imagem deveria ter sido, antes, a de Santa Clara-a-Nova. É o que faz a ignorância ou, ao contrário do que aconteceu durante anos, a ausência em Coimbra de um jornalista residente do prestigiado semanário.

É uma colheita de século, a de 2015, cujas vindimas estão concluídas, dizia-me há dias Carlos Lucas, do alto do seu saber e experiência, em opinião absolutamente respeitável, sobre os vinhos que agora se fazem. E era assim, enquanto vamos aguardando os resultados bons que se pressagiam, que nos íamos deliciando, em prova proporcionada pela Hotur Wines, com belíssimas realidades já de hoje. Vínicas, e não só, porque bem acompanhadas de leitão, queijos, enchidos, pão, chocolates...

Talvez por pouco, por ora, Margarida Mano e Calvão da Silva, Coimbra ao poder, são ministros; em jogadas de nem sempre bom futebol, parece que já todos querem, entretanto, eleições urgentes na Académica-OAF; o que terá passado pela cabeça do vereador da CDU quando quis enviar pelo jornalista presente na sessão camarária, não carta a Garcia, mas um exemplar da Constituição ao DC?; justa a homenagem religiosa que a cidade prestou em memória de Ângela Gama, anterior diretora da biblioteca municipal; a Lápis de Memórias regressou à Solum – e como é sempre reconfortante a abertura de uma livraria –, ao Átrio; bem regressada seja, em mais um outono, a Festa do Cinema Francês; e, mesmo sem viaduto, construa-se o IKEA, que logo repararemos o disparate.

António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.