sábado, 14 de novembro de 2015

A 26 de setembro ACO escreveu …

RIO ACIMA, SEM MOTOR

Esta cidade tem, de facto, pormenores curiosíssimos. Como aquele do importante nó rodoviário de Trouxemil, no encontro do IC2 com o IP3, não ser iluminado, enquanto, ali mesmo ao lado, contrastante, se mostra tão abundante a luz jorrada sobre a singela saída para Souselas e, não despiciendo, está bem de ver, para os restaurantes de leitão. Talvez seja tempo de o alumiar, digo eu, de dar também cumprimento ao projeto da Estradas de Portugal, creio que do tempo de José Gomes, de, como então aconteceu até Taveiro, levantar candeeiros em direção à Estação Velha. De preferência a LED...

Com o projeto agora aprovado pelo executivo municipal, começa a ver-se (deixem-me sonhar se fazem favor!) o princípio da regeneração dos muros do rio e da valorização, inadiável, das suas margens, por igual, quero crer, da dragagem do leito. Para todos, passeios do Mondego afora, ainda melhor podermos usufruir do nosso Bazófias.

Proteger, conservar e difundir o património das coleções e museus universitários é o grande propósito de declaração que a Universidade de Coimbra ratificou com as suas congéneres (Virgínia, Alcalá, Central da Venezuela e Nacional Autónoma do México) também classificadas como Património da Humanidade. Em boa hora, sobretudo se constituir contributo efetivo para o integral desenvolvimento, de uma vez por todas, ali no Colégio de Jesus, do Museu da Ciência.

O governo anunciou, neste tempo pré-eleitoral, apesar do seu projeto não estar sequer concluído, a requalificação da estrada nacional 342, que serve Arganil, Coja e Avó. Muitíssimo bem, julgo, tal a necessidade. Entretanto, a abertura do concurso público, essa fica para fevereiro, lá para depois das eleições. Sempre, e com todos, o mesmo!

A Festa das Latas, divulga-se com renovado entusiasmo, vai decorrer de 14 a 18 de outubro próximo. Assim bem cedo, logo no despontar do novo ano letivo, para que o caloirame, designadamente, se vá habituando à ideia de que nesta singular academia há muito mais para fazer do que...fazer pouco ou nada em termos de estudo, de bom aproveitamento escolar!

Foi com enorme mágoa – ali dei aulas de jornalismo durante cerca de quinze anos e integrei os corpos sociais da Cooperativa de Ensino de Coimbra – que li a notícia, que julgava impossível, do encerramento do tradicionalíssimo Colégio de S. Pedro. Neste triste findar de triste verão, aquelas portas fechadas são uma lamentável e inadmissível perda para a cidade, para a nossa memória coletiva.

O governo já confirmou a preferência pela Base Aérea do Montijo como aeroporto complementar à Portela. Assim se passando a justificar (difícil que a coisa estava!), entre outras benfeitorias, estou seguro, mais uma ponte na zona de Lisboa. Mas já agora, que estão com a mão na massa, antes de se irem embora, mesmo que regressem, e da generalização das aeronaves de descolagem e aterragem vertical, importar-se-iam de considerar, também, a hipótese de Monte Real como infraestrutura aeroportuária, não complementar mas única, para a região Centro? Nós, os beirões, agradeceríamos.

Camionetas no "Ramal", e é se queremos, diz a CCDR; na relatividade do ranking – refere-se apenas a internamentos – o Universitário de Coimbra, que já foi primeiro, é, para a Escola Nacional de Saúde Pública, o terceiro melhor hospital do país; surpreendente, ou talvez não, o desabrido abandono de Carlos Cidade da reunião camarária, (de) que só Manuel Machado, não (se) quis (a)perceber; morreram, as minhas homenagens, Ludwig Scheidl, também, depois de tantos fados, Mário Pais; o Reitor não substitui vices, mas vão fazer muita falta; havia tempo que não ia à Cerca de São Bernardo – e como gosto sempre de ali tornar – ver, para todos o meu aplauso, a Escola da Noite (que bem, Maria João Robalo), agora com "a canoa", do galego Pazó; e creiamos que Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem peregrina está entre nós, ajude a cidade na resolução dos seus problemas.


António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.