terça-feira, 1 de junho de 2010

Priiiiiii...no limiar do meio século!































ZN faz hoje (pronto, não é hoje, ainda falta uma hora, mas como vi que alguém já estava a querer ser a primeira a dar os parabéns, tive de me despachar...) quarenta e nove anos e no entanto não parece nada. A sua permanente boa disposição (apenas interrompida por algumas raríssimas fúrias que têm tanto de inexplicáveis como de passageiras) dever-se-á talvez ao seu nunca renegado espírito escutista que de resto lhe valeu uma das suas mais esquecidas alcunhas: o Priiii, cognome que deriva do uso do apito que fazia parte da uniforme daquele que foi membro destacado da Patrulha Gato (ver post anterior). Cinco anos mais velho do que o vosso escriba, ZN sempre foi extremamente protector do seu mano mais novo (gosto tanto desta foto que hoje volto a publicá-la). Disse foi? Deveria ter dito: é. Um exemplo entre muitos outros possíveis: já era eu Pai de família quando disputava um mais acalorado encontro de ténis na Boa Hora, em Lisboa. Era um daqueles jogos por equipas em que muitas vezes há algumas quezílias e discussões. Faz parte do contexto e, bem vistas as coisas, não é nada de grave. Ora, estava eu a discutir se uma bola era dentro ou fora com o meu adversário (e também com alguns colegas deste - e foi isto que irritou sobremaneira ZN!), quando oiço uma voz enérgica mas familiar dizendo «Quem está fora racha lenha!!!». Era o meu primeiro treinador de ténis que, vindo não se sabe bem de onde, chegava em defesa do seu antigo aluno. O ZN é de facto das pessoas que eu conheço que mais sabe do desporto das raquetas (embora às vezes julgue que sabe mais do que realmente conhece - Ok, estou a brincar...) e, para além de treinador e dirigente na gloriosa e respectiva secção da AAC, ainda é das pessoas com quem gosto mais de jogar (até porque lhe ganho sempre - tá bem, prometo que não gozo mais!). Um dos jogadores preferidos de ZN era o argentino Guillermo Vilas, também conhecido como o tenista-poeta e, se lerem o post de há dois dias atrás, perceberão por que motivo esta associação não é fortuita. Mas o backhand de ZN é realmente dos mais correctos que eu já vi.
Os gostos musicais de ZN sempre foram exigentes (sobretudo quando ouvia os meus sábios conselhos - esta foi a última!). Lembro-me da sua grande admiração pelos verdadeiros FabFour de Liverpool que teve até a oportunidade observar live no Pavilhão do Restelo. Dessa vez eu não fui, mas recordo as minhas idas a Lisboa para o acompanhar aos brutais concertos de John Cale (Aula Magna) e Lloyd Cole (Dramático de Cascais). Até nisso se vê como ZN era o irmão mais velho que todos gostaríamos de ter e que eu, felizardo ingrato, tenho. Mas a sua generosidade estende-se aos sobrinhos: cf. a foto em que, ladeado por mim e JM, ele vibra com as prestações rugbísticas do seu homónimo do CRE. Convenhamos que nos gostos literários ZN nem sempre primou por idêntico rigor (nunca percebi a sua fixação nalguns escritores como o Kerouac e o seu chatíssimo On the Road), mas é sem dúvida um grande especialista em banda desenhada, quer como leitor (admirador de Hugo Pratt antes de quase toda a gente que hoje o é!!!), quer como criador (não é em vão que, no Teatral, é apresentado como o Pai da BD).
O ZN é, last but not the least, o PL mais PL que há. O que mais se preocupa com todos os membros da Família (deve gastar fortunas em contas telefónicas...) e, também por isso, um dos mais activos e brilhantes colaboradores deste blog.
Grande Abraço de Parabéns, ZN!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.