domingo, 15 de março de 2015

A 28 de fevereiro ACO escreveu ...

RIO ACIMA, SEM MOTOR
Poiares Maduro, ministro, quem diria, do Desenvolvimento Regional, tendo-se seguramente em apreço o formidável desempenho governativo em favor destas terras beirãs – é percorrer, modernas, as novas vias rápidas para Viseu e Serra da Estrela; aterrar, aberta à aviação civil, em Monte Real; ver o Metro Mondego nos seus carris; olhar, esplendorosa, a moderna estação ferroviária de Coimbra B, já incluída na certeza da integral modernização da Linha da Beira Alta – será, noticia-se, o provável cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP pelo círculo eleitoral de Coimbra nas próximas legislativas.

Em "Tempo de Encontros", é imensa, diversificada e muito rica a programação celebradora dos 725 anos da Universidade de Coimbra. Propondo-se, adequadamente, concitar sinergias "entre o antigo e o novo, entre o passado e o futuro", vamos comemorar, pois, todos, a festa das Escolas, as nossas, que, de facto, como disse bem o Magnífico Reitor (esqueçamos as comparações com o mundo do futebol), tem – potenciemos, então, essa força – "uma capacidade de atração como não existe em Portugal".

A nova identidade visual – uma espécie de brasão a fazer-me lembrar, não sei porquê, estéticas do Estado Novo – é lindíssima e absolutamente inovadora; os múltiplos elementos gráficos que a compõem nada ruidosos ou confusos; a leitura dos conjuntos gráficos muito fácil, quase diria imediata. Enquanto as frase-chave, imensas na sua força, definitivamente apelativas, chegam a arrasar. Por tudo isto, e felizmente, desta feita, escrevendo sobre a Turismo Centro de Portugal, não tive de tecer críticas, antes deixar, assim, loas. Bem-haja Pedro Machado, o meu obrigado aos criativos. E que Deus me (nos) ajude!

Regressadas as aulas, em plena – e enorme – fila de trânsito, formada na Miguel Torga, lembro, indispensável, o projeto de construção de uma via que ligue esta artéria à Infanta Dona Maria, junto ao pavilhão do União. Em alternativa à sempre congestionada Carolina Michaelis, sobretudo nas (cada vez mais alongadas) horas de ponta.

Vem sendo marcante a atividade, a nível nacional e internacional, na magnífica infraestrutura que é o Pavilhão Multidesportos Mário Mexia – deixem lá cair a piroseira do Dr. –, abarcando, cito de memória, óbvias disciplinas como o basquetebol, futsal, voleibol, ginástica, hóquei em patins. Mas a que importará, agora, acrescentar, tudo o indicia, depois dos congressos, uma nova modalidade, a da dança. E só singela questão se me levanta: no Baile de Gala da Queima das Fitas, o vestido comprido e os colarinhos à bife serão, ainda, o "equipamento" obrigatório?

Um dos grandes acionistas da Altice, a nova dona da Portugal Telecom, é natural de Vieira do Minho, e decidiu, já, instalar na sua freguesia – chamem-lhe bairrismo, o que quiserem – um call center. O que me deixa preocupado quando penso, receando hipotéticas deslocalizações, na cooperação entre a Universidade de Aveiro e a PT Inovação, também no Data Center instalado na Covilhã. Estejamos, pois, todos, aqui pela Beira, atentos e precavidos. Na certeza de que, no risco de tal eventualidade, não podem contar, então, os senhores do "centro-norte", à semelhança do que acontece com a linha do comboio para Espanha, com qualquer solidariedade vinda das bandas lá de cima...

Vitorino Nemésio – o meu primeiro diretor, em "O Dia" – foi justamente evocado em Coimbra, cidade onde quis ficar sepultado; o número de turistas estrangeiros aumentou em 19,2%  – conseguíssemos nós uma pernoita que fosse – no ano passado, em relação a 2013; porventura sem traça ou bafio, vai reabrir o Cartola; a Castelos e Muralhas do Mondego vem fazendo inserir publicidade no suplemento Tentações, da revista Sábado, e logo na contracapa, que, digo eu, atendido as nenhumas referências que aquele guia costuma fazer à região, só pode ser gratuita; e reagindo, muito bem, contra políticas de inadmissível facilitismo, o Politécnico de Coimbra desvinculou-se do Conselho Coordenador.

António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.