sexta-feira, 21 de maio de 2010

Algumas evidências ou outros tantos paradoxos?...


MUITOS PARABÉNS SENHOR ENGENHEIRO JPM!!!














Como os leitores deste (pouco) periódico deverão saber, se existe profissão a que os PLs estão sem dúvida ligados é o professorado. Por exemplo, dos famosos dez, aludidos em post recente pelo incansável ZN, que eu saiba apenas um (neste caso, uma - e mesmo aqui não tenho certezas absolutas!) não terá transportado livros de ponto ou corrigido testes... Quem será o 10PL não-docente?! Usar pf caixa dos comments...






Mas ao que vem esta introdução tão pedagógica? É que, talvez por (de)formação profissional, os PLs sempre concederam grande (demasiada? Talvez) importância à educação (mais do que à escolarização) das nóveis gerações. Claro que isso era também temperado por um forte sentido crítico em relação ao sistema de ensino, o que, para além de tudo o resto, veio a proporcionar uma das mais célebres tiradas de chiclet (cf. post de Novembro de 2009) que, num belo dia, se saiu com este argumento irrefutável face à preocupação de Little Soul e MNL quanto aos seus menos excelsos resultados escolares: «Se, como estão sempre a dizer, o sistema escolar não presta para nada, é muito bom sinal que eu não tenha grandes classificações!!!»






Ora, e passando por fim à razão de ser deste comemorativo post, o aniversariante de hoje é uma óptima evidência acerca dos (magníficos) efeitos da [boa] educação - escolar e não só... - pois quem não se recorda de JPM a argumentar (não raro, com divertido brilhantismo e imparável militância) acerca da inferioridade cultural de Coimbra em relação a Angra? Ora, a verdade é que não só estudou na Universidade como escolheu a Lusa Atenas para viver e trabalhar.


Numa fase posterior, o Pica (alcunha que recebeu há muitos anos cá em casa...) entretinha-se a desdenhar a capital do Alentejo (tantas vezes, com razão...). Pois não é que agora se escapa amiúde (ainda de que modo algo incógnito, porque JPM tem um pingo de vergonha...) para receber cuidados de enfermagem (aqui, sabe-se tudo... O SIS está sedeado na Quinta do Chalé!) por bandas do Templo Romano?


Em suma, o recém-engenheiro PL não é necessariamente um personagem paradoxal. É antes a prova de que, com bastante (vá lá, algum..) esforço, é possível civilizar espíritos que não resistem completamente (e isto é desde logo indício de inteligência...) à influência educativa dos seus excelentes mestres. Contudo, não há bela sem senão... JPM (tal como o seu coevo primo RPL, na foto com o escriba) não perceberam ainda que o único PL bom, é o PL da briosa. Mas, acredito, lá chegará o tempo... Para ires preparando o homework, toma lá esta foto de um inesquecível jogo em que o grande Luis Aguiar (e ainda se queixam da convocatória do Professor... O congénere do Uruguai deve ser ceguinho!) fez miséria em pleno território lampião...



Grande Abraço e Muitos dias destes, ó Sobrinho Homónimo!!!

3 comentários:

  1. Respondendo ao quizshow: não será uma ex-basquetebolista dos Olivais? Ou a sua irmã que se dedicou (e dedica-se) a curar as maleitas dos alentejanos?
    Grande Luís Aguiar que ofusca por completo um dos pilares da liga dos túneis: Luisão que nesse jogo do "glorioso" contra a BRIOSA não passou de um luisinho!
    Mas o melhor é não irritar muito os lampiões pls...

    ResponderEliminar
  2. Eu aposto na ex-nadadora com grandes dotes culinários, grande mestria na costura (prova são as várias bonecas de pano que algumas PL têm a sorte de ter) e com muita paciência para consultas médicas via telefone! :)
    Acertei tio?!

    ResponderEliminar
  3. eu também aposto na B., que a G. deu aulas..lembro-me de a ver corrigir testes e dar pontos pelo esforço (tal era a miséria de notas!!)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.