sábado, 24 de abril de 2010

PARABÉNS ZG!!! :)

Hoje, dia de jogo decisivo - portanto, num ambiente que não podia ser mais adequado! - ZG entrará na maioridade! Mais um PL, portanto, que ultrapassa a barreira "mítica" dos 18 anos. E ZG fá-lo (as usual- sim, o recurso ao inglês não podia deixar de ser uma piadinha ao nosso homenageado de hoje) em grande estilo!
ZG com 18 anos?! Terá o tempo passado demasiado depressa? Há uns dias, numa conversa com amigos, disse, de repente "Vocês sabem que o meu afilhado já vai fazer 18 anos?!". E, desta vez, a resposta foi diferente da habitual (a qual costuma ser "sim, já sabemos isso, estás sempre a contar os sucessos do afilhado"), não estando muito distante de um "Já??!! Mas eu lembro-me de ele ser PEQUENINO (bom, pequenino, pequenino, o ZG nunca foi...)! Não PODE fazer 18 anos!".
Ora - e deixando de lado os complexos de idade de gente que avança nos trintas - a verdade é que (e apesar de eu também me lembrar de o ZG ser pequenino, e também me parecer que isso não foi assim há tanto tempo quanto isso...) todos esses anos já estão, e muito bem, dobrados. Isto porque o ZG não perdeu tempo, nestes primeiros tempos da sua vida!
Basta pensar no seguinte:
1) o ZG (e tínhamos de começar por aí!) é, hoje - e depois de um princípio de carreira notável, a que dedica muitas das suas energias e atenção - um brilhante jogador de rugby! Começou, efectivamente, pequenino, numa parcela (1/6?) de campo, para agora liderar campos inteiros. Quem, por essa net fora, for em demanda de elogios do nosso aniversariante (não esquecento que um par de textos de gente invejosa com dor de cotovelo com que eventualmente nos possamos deparar também cai nesta categoria, pois acabam por ser "elogios deturpados", ou "a contrario") terá um AMPLOOOOOOOO campo de investigação pela frente. ZG é presença regular e constante nos sítios onde se comenta e pensa o rugby nacional!
2) O ZG é, também, uma das melhores pessoas que eu conheço. Ele pertente ao restrito grupo daqueles que são MESMO boas pessoas. Solidário, empenhado, preocupado com os outros, sofrendo azares alheios. É a pessoa que sabe estar nos momentos complicados e nos momentos bem dispostos. E essa sua característica contribui também para a sua "lenda" no rugby!
3) Depois, o ZG é de uma sociabilidade rara! Fala com todos, procura todos integrar. Se Marcelo Rebelo de Sousa é recebido com ovações pelas funcionárias da faculdade, ZG é-o também, mas pelas "contínuas", que o adoram!
4) Seguidamente, ZG é de uma discrição que só merece elogios. Atenção!, ele não é um desses rapazes moles e palermas, que acha que o melhor que tem a fazer é estar no seu canto, pouco fazendo e desejando que não o incomodem. Não é defensor da estafada tese "Se eu não me destacar, não reparam em mim, e é isso que quero". Na verdade, ZG esforça-se a sério (sobretudo no rugby, é certo...), e recebe, por isso, os mais que merecidos louvores a que já nos referimos. Mas - embora decerto os saboreie com especial prazer - ZG não os espaneja por aí, não se ufana rebaixando os seus colegas menos dotados. Quem já ouviu ZG vangloriar-se sem motivo? Pois, um momento de silêncio seria a expressiva resposta a esta pergunta.
5) Em paralelo, ZG demonstra uma genuína vontade em vencer! Isto, para o seu padrinho (que em tudo vê uma competição, e que teima em achar a vida uma sequência interessante de desafios), é algo de extremamente positivo! Tanto mais que ZG se empenha sem nunca perder as duas características que apontámos acima!
6) ZG nunca foi grande fã de estudos nem de livros. Isto preocupou-me durante longos anos. Cheguei, inclusive, a ler umas coisas sobre o assunto ("crianças que não gostam de ler" e "ele não gosta de ir à escola", etc). Teve azar com o padrinho, que desde há 18 anos (o primeiro Tintim foi dado quando tinha poucos dias) persiste em lhe oferecer livros. E foi "cobaia" de várias experiências literárias minhas, solicitamente coadjuvadas pela Ninana. De Tintim (por quem ZG nunca manifestou qualquer interesse), tentou-se Yakari. Não: o mundo dos índios também não o fascinava! Houve um momento de esperança, com Teresa Maia Gonzalvez, mas cedo soçobrou. Por outro lado, e desde o primeiro dia de aulas, o aniversariante decidiu que o seu futuro não era chegar a catedrático (o que o padrinho achava, para além de normal, até desejável!). Quem se pode esquecer de quando ZG decidiu ser empregado de café (consta que tirava belas bicas!), ou auxiliar de mecânico, quando descobriu que, para lá chegar, não era preciso estudar?
Mas o certo é que- gostando ou não de livros e folhas de teste - o ZG prossegue na sua caminhada escolar. O brilho sedutor de uma carreira no mundo do rugby tem surgido com cada vez maior intensidade e frequência, mas o ZG tem sabido (prova de uma maturidade que a lei só agora reconhece) gerir habilmente a sua carreira - na verdade, aS suaS carreiraS (desportiva e escolar).
7) Não nos podemos esquecer que o ZG é, também, um hábil desenhador! Isto deleita o padrinho, que - não percebendo nada de rugby e sendo a nulidade desportiva por todos conhecida - ali vê uma continuação de uma fortíssima tradição familiar, da qual já saiu um Carlos Reis! Desde pequenino (e apesar de por, preguiça, se ter recusado a aprender as cores cedo, dizendo que tudo era "amarelo"!) que se entretém a desenhar, e que o faz com talento. Oxalá que, nos próximos 18 anos, e apesar das muitas solicitações e afazeres com que decerto se deparará, continue a ter tempo para continuar a fazê-lo!
8)Não quero, também, deixar de referir - e (lamento se ofender alguém) tal, para mim, É uma qualidade - que o ZG é um rapaz que, "em terra de infiéis" demonstra e publicita uma postura católica impecável! É o melhor exemplo que conheço para mostrar que uma fé vivida de forma saudável pode ser característica de um grande desportista e de um rapaz de sucesso! O padrinho (que pouco contribuiu para esta postura do ZG) fica especialmente orgulhoso. E - descendendo, como descende, o ZG de duas das mais pias famílias da Beira - decerto que (lá de onde estiverem) o velho e pio capitalista, o piíssimo Mil Anjos, os pios manos Borges, os padres Marvão, o frade catedrático Henrique do Couto, entre tantos outros - lançarão um sorriso de satisfação face a este seu sucessor.
9) por fim, e egoisticamente, acabo por falar um pouco de mim, e de como o ZG é importante para eu ter uma visão mais justa do mundo. Se não houvesse ZG (e se o ZG não fosse como é) eu, provavelmente, continuaria a achar que todos os desportistas eram burros, e que só o sucesso escolar interessava. Continuaria a achar que o reconhecimento desportivo é algo de efémero e relativo. Ora, o ZG provou - prova, aliás, constantemente - que não é assim! Que um grande desportista, dotado de uma grande personalidade, é, forçosamente, uma grande pessoa! E que, naturalmente, ele próprio - que, para além de ser grande desportista e dotado de grande personalidade, é também tudo o que acima elenquei (e muito ficou por dizer...) e, ainda por cima, meu afilhado - é, mais do que grande, uma pessoa extraordinária! E tenho a certeza que os próximos 18 anos demonstrarão, cada vez mais cabalmente, isso mesmo!
PARABÉNS ZG!!!
Abraço do padrinho super-orgulhoso!

2 comentários:

  1. Grande comentário Luís:)O ZG deve estar com certeza babado=) bjinho e Parabéns ZG!!;)*

    ResponderEliminar
  2. Depois do contributo de ZN e LCO até tenho medo de acrescentar mais algum comentário!

    Muitos parabéns ZG!
    Beijinhos e abraços (e poucas nódoas negras no jogo!) dos tios T&T.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.