domingo, 25 de abril de 2010

Um clássico da bd plimiana

Sim, é verdade que são (excessivamente? Não acho!) notórias as influências do traço de Jean Graton, mas esta sempre foi uma das minhas bds favoritas de sempre, publicada no inimitável Teatral, magazine dirigido superiormente pela dupla Zé-Chico (era assim que se chamava, a sério!) e fez furor nos primeiros anos da década de Setenta. Fiquem portanto com o extraordinário O Maldito Erro do grande MRPL. Peço desculpa porque a reprodução das imagens não faz justiça à qualidade da produção original, mas se a minha digitalizadora já funciona outra vez, o meu pouco jeito continua o de sempre. E, prometo, deste baú hão-de aparecer outras preciosidades. A seguir, com muita atenção!!!











































1 comentário:

  1. Extraordinária BD!
    Os desenhos estão óptimos e a história está muito bem conseguida, apesar de ser duma grande simplicidade. Certamente imposta pelos prazos - O Teatral era quinzenal! -, e pela idade dos leitores! Mas ainda hoje - e já lá vão quarenta anos!!!-, aprecio o cuidado estético como o autor desenvolveu a história. As cores, os planos, a dinâmica da narrativa que desliza de quadradinho em quadradinho, a uma velocidade estonteante. Claro que há uma influência gritante do Jean Graton (até há movimentos do piloto a conduzir decalcados do Michel Vaillant), mas MPL é muito menos clássico do que Graton (mais na linha de Hugo Pratt e de Derib, apesar de na altura ainda serem desconhecidos pelos PLs)e, por isso, consegue imprimir uma grande velocidade à narrativa deixando a milhas o Michel Vaillant, Steve Warson e companhia.
    Excelente!
    Grande ensaio JT! Só falta ZG transformar!
    Já agora: ZG foi um verdadeiro herói no jogo de Sábado passado (merece um post!)! Apesar da derrota do CRE, ZG fez um belíssimo ensaio, seguido de uma óptima transformação. Anteriormente, tinha convertido uma penalidade!
    Os 10 pontos do CRE foram conseguidos pelo ZG!!!
    Parabéns ZG!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.