sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parabéns "Tio Tiago"!

"Ai, ai, o Tio Tiago!!! Esforça-te, estuda, vê se consegues ser tão bom aluno como ele!"

"Ah, o Tio Tiago! Lembro-me tão bem dele! Um dos meus melhores alunos! Espero bem que a próxima geração siga as suas pisadas!"

"Ahhh... com esse nome, deves ser sobrinho do Tiago! É dos alunos de que me lembro melhor!"

Era com estas observações de saudosismo que eu era recebido invariavelmente no Dona. Aparentemente, o meu "Tio Tiago" (que eu toda a vida chamem JT, sem qualquer referência ao grau de parentesco) tinha deixado atrás de si um rasto difícil de apagar de boas recordações naquela escola. Na altura, oscilava (confesso) entre a surpresa (não sabia, até então, que o "Tio Tiago" era assim TÃO conceituado no nosso liceu) e uma ponta de aborrecimento ("Oh não! Lá vêm elas com a mesma conversa, OUTRA VEZ!").

Mas há claras justificações para até as velhas catatuas do Dona dele conservarem as melhores recordações: é que o "Tio Tiago" sempre foi o mais atento e solidário dos Tios (excepção feita quando estava a estudar - sim, o "Tio Tiago" é, de longe, o Tio que me lembro de ser mais "marrão" - ou quando estava de mau humor, altura em que imprevisíveis chapadas podiam voar em qualquer direcção). Vamos lá pensar num par dos muitos exemplos que podia referir:

1) o "Tio Tiago" foi, até agora, a única pessoa que me fez gostar de "jogar" futebol. Claro que este é um "jogar" relativo, porque do que eu gostava era de jogar com o seu fantástico futegolo. E ele, com uma paciência evangélica, nunca dizia que não! Aliás, o seu empenho em converter o sobrinho mais velho em alguém ligeiramente mais receptivo para o desporto (esforço quase épico, característico da obstinação do homenageado) ultrapassou largamente essas sessões de futegolo. A meias com ZN, tentou "converter-me" ao ténis, em que é exímio;

2) o "Tio Tiago" - que para além de desportista talentoso é intelectual unanimente louvado (desde José Vicente de Moura a Eduardo Lourenço, seu guru e admirador) - sempre pugnou para que a cultura dos sobrinhos se desenvolvesse bem e depressa. É engraçado, mas algumas das recordações mais antigas que tenho de livros relacionam-se com ele. Para além de ser uma das "vítimas" da tradução dos Tintim, era ele o dono de um livro que eu e a minha mana adorávamos (e que ele nos lia vezes sem conta), de que segue reprodução da capa;

3) e o "Tio Tiago" também nos educava o gosto musical. Eu fiquei a saber muito mais cedo do que a maior parte dos meus colegas quem eram uma montanha de grupos dos anos 80. Ainda hoje, quando vejo a foto dos Madness que está em anexo, me lembro dele!

4) E foi graças ao "Tio Tiago" que dei os meus primeiros mergulhos na filosofia (indirectamente, claro está!). Todos os que o conheciam ficavam, inevitavelmente, a ficar a saber um mínimo sobre Derrida (uma fixação do passado) e E. Lourenço (a do presente, e há já alguns anos);

Muitas coisas mais havia a referir sobre o "Tio Tiago"! A viagem a Santarém, com Tuxa, pouco antes de casar, o facto de nos ter ensinado a argumentar (senão, cilindrava-nos com a sua retórica poderosa), o não me deixar placar na praia sem dar resistência, o saber o mínimo de regras de uma série de desportos...

Mas de momento, esses são dados desnecessários, e que se resumem a algo muito simples: graças ao "Tio Tiago" (e aos outros tios), desenvolvi uma capacidade que me tem dado imenso jeito ao longo do tempo: capacidade de encaixe, capacidade de reagir, capacidade de não ficar amuado mal alguém me contraria... e capacidade de trabalhar a sério para atingir o que quero, sem tentar nunca perder uma pitada de ironia!

O "Tio Tiago"- que tem a grande qualidade de, mesmo quando está mais afastado, sempre parecer presente - faz hoje anos. Desde Lisboa vão os votos de MUITOS PARABÉNS!! :)

PS: Será que as profs do Dona também celebram a data deste seu sempre lembrado aluno, comentadno "Ai, alunos como o Tiago..."?;)

1 comentário:

  1. Grande post LCO!
    Ter sobrinhos destes não é para qualquer um!
    Curiosamente, tive um professor de Filosofia no Dona (gosto do nickname!)que também foi professor de PPL em Santarém. Dada a diferença de idades não ser significativa e o facto de os professores mudarem de escolas com frequência o que é que isto tem de relevante? Nada. Mas o que tem piada é o facto de o nosso primo (meu ex-colega de turma e com PL no nome)ter sido beneficiado - "estou hesitante entre o 13 e o 14, mas como é PL e, se calhar, é parente de um óptimo aluno que eu tive em Santarém há uns anos atrás, vou lhe dar o 14!" - por ser supostamente parente de PPL e eu, apesar de ser irmão, nada lucrei com isso - "Oh stôr, mas PPL é o meu irmão mais velho!", mas ele não acreditou!
    Mais uma vez: parabéns JT!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.