sexta-feira, 16 de abril de 2010

Joguinhos Deprimentes


Companheiros desta aventura internauta, testemunhas vivas da diáspora PL, a Batalha de La Lys teve um efeito terrível na Maré Cheia (incrível 72 anos depois!), secou a inspiração criativa dos seus fiéis colaboradores. Como não tenho dons divinos para fazer a dança da chuva (cá em casa acusam-me ser um verdadeiro pé de chumbo!), resolvi lançar um novo desafio (já sabe que está condenado ao insucesso, é garantido!) aos leitores da MC: O JOGUINHO DEPRIMENTE!
Inspirado nos tesourinhos deprimentes dos felinos malcheirosos, desafio-vos a procurar nos sótãos das vossas memórias os jogos que marcaram (para o bem e para o mal) a vivência PL. Estou-me a lembrar de alguns épicos como A Volta à Europa, Fórmula 1, Monopólio, Futebol de Mesa (o Futegolo é uma versão melhorada do Futebol Mesa), King, Crapaud, etc.
Como pontapé de saída, proponho O LUDO! É um jogo magnífico (lançado pela Majora em Portugal nos anos sessenta) que abrilhantou muitas tardes e muitos serões PL. Jogo tipicamente para ser jogado em férias, mais na Foz do Arelho, do que na Costa Nova. Suprimiu durante anos a fio a ausência da televisão nas férias, medida draconiana PL mas extremamente saudável (deve haver quem pense de maneira diferente, estou me a lembrar de PPL e MPL que se deslocavam com frequência à FNAT, agora INATEL, para verem os grande prémios de Fórmula 1).
Ficha técnica: O JOGO do LUDO (ver regras http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludo)...
Um dos jogos mais tolerados pela ortodoxia PL era o JOGO do LUDO. É Claro que, como todos os jogos, só havia autorização para ser jogado durante o período de férias.
Não era capitalista como o Monopólio – este terá entrado no seio dos PL só na primavera marcelista e a muito custo, como prenda de aniversário de MPL -, não era casino-tabernesco como as cartas de jogar. Era considerado didáctico (obrigava a fazer contas de somar e a tomar decisões estratégicas) e despojado de símbolos pouco católicos (como por exemplo, o dinheiro ou armas).

3 comentários:

  1. Humm... andei aqui a reflectir sobre jogos em "casa da avó" e lamento informar que não me recordo de nenhum.
    Lembro-me bem, no entanto, dos crocodilos de plástico, dos carrinhos "acidentados", das "loucinhas" e claro... do "puzzle" de madeira, que não era bem um puzzle, mas que nos deliciava e com o qual construíamos inúmeras "torres" e afins... :)

    Acho que de "jogos" (brincadeiras) são esses os elementos que me saltam ao pensamento... a seguir a isso, só mesmo as míticas BD's PL que enchiam várias prateleiras da enorme estante da sala.
    Tintin, Astérix e Obélix, Gaston Lagaffe, Marsupilami, Spirou, etc... eram várias e diversificadas. :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que acabei de me lembrar de um jogo... ou então estou a fazer confusão com os Matos (mas acho pouco provável, porque para eles era mais o monopólio, uno e cartas - poker e sueca).

    O jogo Detective, alguém se lembra? (ou serão devaneios meus?)
    O coronel mostarda, a dona branca...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Detetive_%28jogo%29

    ResponderEliminar
  3. Quem se lembra da «Volta à Europa»? E do «Fórmula I»?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.