sábado, 20 de março de 2010

VEM AÍ A MARGARIDA!!!

Era este o sinal de alerta que os primos PL, há já muitos anos, usavam para avisar do aparecimento da pequena Margarida. Regra geral munida de um saco cheio de colares, pulseiras e bandoletes - parte (apenas parte) da sua extraordinária colecção infantil daquilo a que hoje se chama (creio eu...) "acessórios", Margarida deixava sempre rasto da sua presença. Não havia brinquedo em que não mexesse, jogo que não quisesse jogar, puzzle que não quisesse montar, casa de legos que não quisesse acrescentar. E se passasse pela cabeça de alguém esboçar sequer um "não"... enfim, já se sabia que teria de acertar contas com uma copiosa explosão de mau feitio e da capacidade argumentativa de que a homenageada de hoje desde cedo deu sobejas provas!
Os anos passaram - e, felizmente, a Margarida continuou sempre a ser uma presença fortíssima na vida e na dinâmica dos primos PL, quer nos Açores, quer em Coimbra. Tal como continuaram fortíssimos o seu espírito reivindicativo e o seu humor difícil - duas características que já dela não conseguimos dissociar, e que garantem sempre jantares e almoços animadíssimos!
Foi com a Margarida (e também com um JP terrivelmente "teen", que nem sequer quis aparecer na histórica foto que imortalizou o momento) que participámos no concurso de fotos da Terceira (com algumas imagens MESMO muito más, há que confessar). Foi no extraordinário e azul bólide da Margarida que vimos as caras de espanto dos terceirenses a mirarem a sua conterrânea ao volante de uma viatura que chocava a sua visão um pouco conservadora do mundo.
Mas, para além do companheirismo temperado com a sua alma reivindicativa, Margarida é também uma prima super solidária: quando tivemos de acabar (uf!) de limpar um apartamento em Coimbra, que devia ficar devoluto, quem foi logo ajudar? Margarida. Quando é preciso apressar as coisas na Teófilo, quem logo aparece? Margarida. A Ni precisava de uma mão nos primeiros tempos da ASE, e lá estava a Margarida.
Pois bem, a Maggie faz hoje, em vésperas da Primavera, anos! Já não é a prima pequena e terrível que um dia escandalizou uma irmã bem intencionada mas pobre de espírito ao desenhar árvores cor-de-rosa, já não é a mais temível aluna (para os profs, que não poupava) da Jerónimo Emiliano, já não é a adolescente em permanente confronto com a UC (sim, porque Maggie foi, para grande orgulho de quem escreve estas linhas, uma digna continuadora da centenária tradição de PLs na UC!), já não é a autora da inovadora "casa bambu", já não é a ERASMUS em Paris tentando viver num ambiente que achava difícil, e já não é a aluna do último ano stressada com o resultado final do seu projecto. Hoje, ao dobrar mais um aniversário, Maggie é uma arquitecta citada na imprensa, pronta a estagiar "lá fora" e disposta a desenhar, para todos os PLs que quiserem, casas confortáveis e modernas - com a condição de serem... CUBOS!

E atrevam-se a contestar o cubo! É que a Maggie, apesar de todas estas mudanças, uma coisa manteve inalterável: o feitio herdado da já longínqua Avó Carolina!

PARABÉNS

3 comentários:

  1. Uau!
    Que grande descrição. Fiquei impressionada com o facto de te lembrares das árvores cor de rosa. Segundo os relatos da minha mãe eu depois mostrei a professora que realmente essas árvores existiam, tinha provas irrefutáveis num postal que a minha mãe tinha. :)

    Obrigado pelo enorme post primo! :D

    Beijinhos de Fortaleza para todos os PL's

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Maggie!
    Um beijo dos tios e dos primos.
    Há um pequeno episódio que a Tia Ana nunca se esquece. Tinhas dois ou três anos e estavas debaixo da mesa redonda da sala dos avós PL, ligaste (acidentalmente?) a braseira eléctrica e queimaste um gorro de lã. De repente começou a cheirar a queimado na sala. Ficámos todos surpresos com a tua genica e iniciativa de virar a casa dos avós de pernas para o ar, num abrir e fechar de olhos. Tinhas imensa piada, mas, apesar de tudo, preferimos-te a inventar cubos CV. Não nos cansa tanto e as tuas ideias continuam a ser geniais!
    Parabéns Maggie!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Maggie!
    Com o patrocínio da VODAFONE!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.