domingo, 14 de março de 2010

Tio Nuno





Hoje fazia anos o nosso Tio Nuno (Nuno José Freire da Cruz dos Reis, Lisboa 15/03/1929 – S. Paulo, 19/02/1992). A ele devo-lhe o meu nome (parece que havia uma congeminação para me chamarem Nuno Henrique por causa dos centenários de Nuno Alvares Pereira e de Infante Dom Henrique, com RPL a imaginar que me poderiam alcunhar de “Duplo Centenário”!), sugerindo o antónimo do seu próprio nome. Acho que fiquei a ganhar… até por que agora sou Duplo Santo, graças ao esforço do lóbi português para santificar o maior carrasco de castelhanos que houve na nossa História!
Voltando ao homenageado, sendo conhecido como empresário dinâmico, tendo gerido a Casa Africana e dado um importante contributo para o desenvolvimento das Páginas Amarelas, vai para o Brasil a seguir ao 25 de Abril, para continuar a sua actividade empresarial. Segundo a página da internet referida a seguir, foi fundador do Grupo Endesp: (http://www.endesp.com.br/empresa.asp)
“O Grupo Endesp - empresa fundada por Nuno José Freire da Cruz dos Reis (1929-1992), atua no mercado editorial desde 1984, comercializando, publicando e distribuindo gratuitamente a Lista de Endereços e Classificados.
O Grupo Endesp edita em um único volume as seções de Endereços e Classificados, integrando profissionais liberais, indústria e comércio das cidades de São Paulo, Grande ABC, Santos e Rio de Janeiro possibilitando uma consulta ágil e eficiente.
Estamos presentes em mais de 30 cidades entre os quais: São Paulo, Osasco, Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra, Embu, Cotia, Vargem Grande, Itapevi, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá, Rio Grande da Serra, Santos, Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti e São Gonçalo.”
(Mantive a ortografia original, não, ainda não aderi ao Acordo!).
As memórias que tenho deste Grande Tio são da sua boa disposição, de ser um grande brincalhão e um óptimo contador de histórias, fazendo lembrar a sua irmã mais velha, MNL.
Um grande abraço Tio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.