terça-feira, 2 de março de 2010

Diário Insular 02.03.2010

Conforme o prometido aqui vai o artigo do Diário Insular, publicado hoje.


Cruzeiros junto ao Monte Brasil e frente de mar alargada

Tese de mestrado integrado da jovem arquiteta Margarida Matos avança com proposta para a baía de Angra

«PROPOSTA da jovem arquiteta Margarida Matos alarga a frente de mar de Angra do Heroísmo



Margarida Matos propõe a expansão da frente de mar de Angra do Heroísmo, unindo a baía da cidade à baía das Águas.

Um cais para cruzeiros nas imediações do cais da Figueirinha; uma marina na baía das Águas, três molhes de proteção e um passeio marginal a circunscrever a frente marítima de Angra do Heroísmo. São estas as principais caraterísticas da proposta da arquiteta Margarida Matos para a baía da cidade.
Em declarações ao DI, a jovem arquiteta explica que esta proposta (apresentada na sua dissertação de mestrado integrado em Arquitetura) pretende revitalizar a frente marítima de Angra, potenciando ao mesmo tempo a expansão da cidade.
“O trabalho começou por ter como alvo a marina, tendo-se iniciado em Setembro de 2008, numa altura em que circulavam rumores de que o Governo Regional poderia promover a construção de um cais de cruzeiros na baía. Depois, com o evoluir da pesquisa, acabei por avançar com uma proposta integrada para toda a frente marítima”, explica Margarida Matos.
“É uma proposta arrojada, mas que procura dar resposta a um conjunto de potencialidades que a baía encerra e que – sendo exploradas – podem contribuir muito para o desenvolvimento económico e turístico de Angra”, sublinha.

Cais no Monte Brasil

A proposta da jovem arquiteta instala o cais para navios de cruzeiro na encosta do Monte Brasil, sensivelmente em frente à ponta de Santo António.
“Esta proposta é uma alusão histórica, já que ali, nos séculos XVI e XVII, atracavam as naus transatlânticas”, afirma.
Esse ponto de atracagem, segundo a arquiteta, será protegido por um molhe a construir no meio da baía.
“É a infraestrutura de mais difícil execução nesta proposta, já que é implantada numa zona com profundidades de 30 metros. Mas garante a proteção do cais de cruzeiros dos ventos carpinterios. O que salvaguarda, à partida, a operacionalidade da baía em todo o ano”, explica Margarida Matos.
Esta zona ligar-se-á ao atual passeio marginal de Angra até ao Porto das Pipas, local a ser usado para reparação naval e zona de pescas e atividades e desportos náuticaos.
“A disposição dos novos quebra-mar faz com que o Porto das Pipas deixe de necessitar de ser fechado e resguardado face à angra, permitindo assim, que o seu muro de protecção seja rasgado e aberto à baía. Deste modo, esta oportunidade possibilita a criação de um espaço mais amplo, aumentando as suas potencialidades de utilização como grande praça pública e, assim assumindo a centralidade da sua função como espaço de articulação de ambas as baías”, explica a arquiteta no resumo da sua tese de mestrado, a que DI teve acesso.
“O prolongamento da marginal para nascente na extensão da orla costeira da Baía das Águas será a linha estruturante e unificadora de toda a marina e respectivos equipamentos. Com uma encosta com cerca de trinta metros acima do nível do mar, a nova marina ficará fora do ângulo de visão das edificações circundantes, fazendo isto faz com que a porção de terra envolvente usufrua de uma situação privilegiada, tanto devido à proximidade de uma infra-estrutura desta dimensão, como pelo panorama que dela se desfruta”, acrescenta.

Nova marina

Margarida Matos propõe para a baía das Águas a construção de uma segunda marina para Angra, a ser protegida por dois molhes, como se vê na figura publicada.
“A nova via marginal, que facultará acesso à Baía das Águas, terá cerca de sete metros de largura máxima e cinco metros de largura mínima, viabilizando o acesso de viaturas até à [nova] marina”, explica.
“Aproveitando a topografia da encosta, a marginal alargar-se-á para, deste modo, criar um espaço para albergar os equipamentos da marina, nomeadamente um edifício com balneários, duches, lavandaria, etc. Este edifício terá uma cobertura ajardinada – que não só irá contribuir para uma melhor eficiência energética e conforto térmico, como irá, também, dar uso às águas pluviais, aumentar a duração da cobertura, e ainda, melhorar, estética e socialmente, o ambiente urbano – e um sistema de recolha de águas pluviais. Este último complementado pela água da ribeira, servirá para abastecer toda a marina, nomeadamente para fins de rega, limpezas de superfície e águas para descargas sanitárias”, propõe.
Para a zona sudeste da baía das Águas, Margarida Matos propõe a construção de uma piscina e de um bar, dois pólos de atracão para o usufruto do local.
No centro da baía, será construído um pontão fixo, ao qual serão ligados pontões flutuantes para amarração de iates.
Segundo Margarida Matos, esta marina tem capacidade para mais de 200 embarcações com mais de 12 metros de comprimento.
“Pelo estudo que fiz, parte dos baixios daquela zona são formados por entulho ali depositado após o sismo de 1980. Será necessário um estudo mais aprofundado daquela zona, mas parece-me possível conjugar pontões para iates com os baixios”, sublinha a jovem arquiteta.
A ligação entre esta nova zona e o Porto das Pipas será garantida pelo prolongamento da marginal (que será de acesso pedonal entre esta marina e a piscina a construir). E a ligação entre a nova marina e os terrenos do antigo parque de combustíveis (sobranceiros à baía das Águas) será feita por intermédio de um funicular (transporte que recorre a carris para ultrapassar encostas).
Nesses terrenos, Margarida Matos prevê a construção de habitações e espaços comerciais, assim como estacionamento subterrâneo.»
(in
http://www.diarioinsular.com/)

2 comentários:

  1. Parabéns, Maggie!
    It's great!!!
    Mas não posso deixar de fazer duas observações mais ou menos a gozar:
    1. Registo que este é o primeiro texto de 'Maré-Cheia' que aparece segundo as regras do novo Acordo. Diário Insular claramente na vanguarda da lusofonia...
    2.Um dos leitores do DI acusa-te de fazeres um projecto demasiadamente despesista num dos comments que aparece. Não me leves a mal, mas sugiro que peças apoio financeiro à Vodafone! Pode ser que resulte! Lol!
    Bjs de parabéns do Tio MUITO babado!

    ResponderEliminar
  2. Lol! Quem sabe, se calhar a vodafone até apoiava... ;)

    Tnks Tio.
    Bjnhs dos Açores

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.