sábado, 12 de abril de 2014

A 12 de abril ACO escreveu ...

RIO ACIMA, SEM MOTOR

A crer no Público, jornal geralmente bem informado, a Comissão Europeia exigiu ao governo projetos de infraestruturas voltadas para os passageiros, através de investimentos nos transportes urbanos. Julgando nós, em absoluto, o nosso inteiro enquadramento com a imposição – obrigado Bruxelas –, talvez assim o metro de superfície do Mondego, na totalidade do traçado que os especialistas debuxaram, com a indispensável componente citadina, e sem outras soluções mais baratas (o regresso do carro de bois?), possa, porventura através da "rubrica outros serviços públicos de transporte", entrar, justa e finalmente, nos carris. Também porque não quero acreditar que se há dinheiro para mais uma extensão do metro de Lisboa, agora até à Reboleira, não o haja para aqui...

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, apesar da opção oficial pela renovação, profunda, da linha da Beira Alta, continua a sonhar, novo-rico, com obra ferroviária de raiz entre Aveiro e a sua terra. Por outro lado, inventa traçados diferentes para a autoestrada, não em direção a Coimbra, mas, diz, imagine-se, coisa absolutamente diversa...para sul. Tendo sido até há pouco ajudante de ministro do atual governo, percebe-se (para quem ainda tivesse dúvidas) a qualidade da gente que nos tem administrado. Que saudades, reitero-o, do beirão, por inteiro, Fernando Ruas!

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários de 2018 – contrariando o ditado, à segunda foi de vez –, que aqui trarão, durante duas semanas, mais de cinco mil jovens oriundos de 40 países. Candidatura que só foi possível com a convergência de instituições como a AAC, a FADU, o município e a universidade de Coimbra, também do governo (quanto poderíamos fazer, Deus meu, se unidos apenas em interesses comuns!), os EUSA contam, ainda, com a colaboração das câmaras da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, e terão na reabilitação do estádio universitário uma das suas marcas de referência. Para além, naturalmente, do algum prestígio que, mau grado a inveja nacional, nos carreará...pelo menos lá fora!

Hoje, enquanto peão e automobilista, tenho um pedido para Manuel Machado: não seria possível, de forma faseada embora, continuar a temporização dos semáforos da cidade? É que os resultados, onde ela já foi realizada, são tão válidos em termos ecológicos, de poupança de recursos, talvez sobretudo de conforto, afinal de qualidade de vida...

O único sócio dos Bombeiros Voluntários de Góis que esteve presente na assembleia geral da benemerente entidade aprovou, com o seu voto, por unanimidade (a notícia não precisava se bateu ou não palmas, ficando nós na dúvida sobre a aclamação), o relatório e contas de 2013. Assim vai o associativismo no nosso país, até mesmo nas instituições que se constituem, ou constituíam até não há muitos anos, no derradeiro esteio do voluntariado, da capacidade humana de entrega desinteressada ao seu semelhante.

Um simulacro de incêndio promovido pelos Bombeiros Voluntários na Baixa da cidade mostrou que as bocas-de-incêndio estavam inoperacionais, em prova provada do quanto aquele corpo, mais do que a simples denúncia, e porventura substituindo-se aos Sapadores e à Águas de Coimbra, poderia antes fazer para uma melhor prevenção do fogo urbano: a verificação sistemática, ali, da rede de hidrantes.

Quando a Direção Regional de Cultura do Centro tinha já adjudicado as primeiras obras de recuperação na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, cidadãos convocados através das redes sociais decidiram fazer um cordão humano à volta da antiga residência de Aristides de Sousa Mendes, para a..."salvar da ruína"; morreu Jorge Biscaia, as minhas homenagens, personalidade que ficará para sempre indelevelmente ligada à bioética; a Queima das Fitas, face à crise generalizada, sofre novo corte de pelo menos 10% – nos excessos a que se chegara, parece haver males que vêm por bem - no seu orçamento; o CHUC foi agraciado – signifique ela o quer que seja - com a medalha de ouro de serviços distintos prestados à saúde; Jaime Soares é, por óbvio, recandidato à Liga dos Bombeiros Portugueses; fui, um dia destes, beber um belo gin português ao novo espaço do Ostradamus – agradável, apesar de ser em cave, e a pedir uns sofás – outra forma de se procurar rentabilizar, neste tempo difícil, um restaurante de qualidade; e o Grupo Folclórico de Coimbra e o da Casa do Pessoal da Universidade voltaram a recriar, uma saudação para ambos, a Feira dos Lázaros no Bairro de Celas e no largo de D. Dinis.


António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.