sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A 23 de novembro ACO escreveu ...

RIO ACIMA, SEM MOTOR

Manuel Machado foi designado pelo PS e é hoje eleito presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses – onde o aguarda um profundo trabalho de revigoramento de uma instituição indispensável ao poder local e à democracia –, assim consubstanciando, seguramente, um dos mais retumbantes regressos à vida política ativa.

Do alto da sua respeitabilidade – julgo que generalizadamente reconhecida – Silva Peneda voltou a defender, em nome de um Estado mais barato e mais eficiente, a descentralização e a deslocalização de serviços. Recusando o terceiro-mundismo com que cada vez mais nos assemelhamos, o presidente do Conselho Económico e Social reiterou não haver nenhuma razão para que todos os serviços públicos tenham de estar localizados em Lisboa e, mais, que a regionalização é uma das componentes que a reforma do Estado não pode deixar de considerar. Sábias palavras. Pena que ninguém (nos antros do poder) as queira ouvir...

Duarte Nuno Vieira, prestigiado especialista em medicina e ciência forense, depois de trabalho relevante ao longo de mais de uma década – e tão valioso para Coimbra que nos valeu a instalação da sua sede, coisa raríssima, na cidade – deixou, entretanto já substituído pelo juiz desembargador Francisco Brízida Martins, a presidência do Instituto Nacional de Medicina Legal.

A região Centro terá um aumento de 25% nos fundos europeus no próximo quadro comunitário, financiamentos que, espera-se, irão, como prenuncia o seu presidente, "ser aplicados seletivamente em bons projetos", e não, digo eu, na repetência de erros – redobrada atenção (e eles já andam por aí) para com o jeito natural de muitos não para aproveitarem mas para se aproveitarem das circunstâncias – que já malbarataram tanto dinheiro.

Uma equipa de investigadores da nossa universidade – assim bem cumprindo, parabéns, uma das suas imensas e por vezes tão incompreendidas responsabilidades sociais – desenvolveu um dispositivo térmico inovador para proteção de bombeiros e sapadores em situação de emergência grave no combate a incêndios florestais. Afinal, uma efetiva e muito meritória homenagem da ciência para com aqueles que, quantas vezes "vida por vida", nos protegem combatendo o fogo.

Morreu Irene Silveira, amiga de há muitos anos, personalidade fulgurante, a catedrática que foi vice-reitora, a farmacêutica que, primeira e ainda única mulher, a Ordem escolheu para sua bastonária. Neste cansaço de tantas mortes, tão próximas – prometo que guardarei e te levarei, além (a nossa conversa derradeira, à beira do semanal cozido), as crónicas que ainda vier a escrever, aqui –, o meu preito.

A Universidade de Coimbra celebra, na próxima segunda-feira, os 350 Anos do Sermão de Santa Catarina, proferido pelo Padre António Vieira na Real Capela de S. Miguel, em recreação que será interpretada, seguramente de forma excelente, por Lima Duarte. Nomes sonantes marcam presença na apresentação da obre completa do sacerdote jesuíta, em homenagem que integra, ainda, uma conferência e a exibição do filme "Palavra e Utopia". Eis, pois, uma jornada marcante que dignifica, esta sim, culturalmente, os velhos Estudos Gerais...

A Assembleia Municipal, é bom que comecemos a não nos surpreender, reprovou a proposta de IMI já dificilmente aprovada pela Câmara; Manuel Antunes diz que cortes na saúde desmotivam(?) a sua equipa na cirurgia cardiotorácica dos CHUC, que, porventura, terá de começar a mostrar algum voluntariado também no próprio país; Paulo Leitão oficializou a sua candidatura, única e de continuidade, à concelhia do PSD; e Nuno Freitas sucede, desde já (não era pressa!), a Maló de Abreu na liderança do órgão deliberativo do município...


António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.