sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A 16 de novembro ACO escreveu ...

RIO ACIMA, SEM MOTOR    

O hospital dos Covões, depois do período noturno, fecha a partir de hoje, definitivamente, as urgências – já agora, para quando as sobrantes 11 horas de cada dia útil? – ao fim de semana. De degrau em degrau, sempre, pois claro, em defesa da qualidade dos cuidados de saúde...

A Câmara Municipal de Coimbra tem, finalmente, vice-presidente – Rosa Reis Marques – também cinco vereadores com pelouros distribuídos, não os (sete) inicialmente anunciados, antes todos os socialistas e o habitual eleito pela CDU. Entretanto, na primeira reunião aberta aos jornalistas, logo Machado teve a primeira experiência amarga por não dispor de maioria absoluta, quando Francisco Queirós juntou à oposição o seu voto contra no escrutínio inicial sobre as taxas do IMI.

Coimbra continua no topo dos rankings escolares – valham eles o que valerem – com a secundária Infanta Dona Maria a ser o estabelecimento público com melhor média nacional, o distrito a afirmar-se como o primeiro nos restantes patamares. Um trabalho que, sem questão, se ficará a dever a professores e alunos empenhados, também a pais interessados.

No quadro dos bons resultados alcançados em muitos setores de atividade, a região Centro volta a destacar-se a nível nacional, agora quanto à taxa de desemprego, a mais baixa (11,2 %) do país, valor que é mesmo inferior à da zona Euro. Sem sobranceria, e com os residentes mais satisfeitos do país, temos é de nos cuidar contra "expansionismos" nortenhos e sulistas que, nos reiterados propósitos de macrocefalia dual, poderão querer vir a melhorar, de tal jeito, sem mérito, as médias dos seus resultados...

Um jornal do Porto teve o topete de destacar em título maior que o poder de compra naquela cidade é 26% inferior a Lisboa. Sendo um jornal pretensamente nacional, esqueceu-se de relevar, antes, que, apesar de também no norte, os municípios de Celorico de Basto, Cinfães, Ribeira de Pena e Tabuaço são, com menos de um terço da invicta, uma vergonha, os que apresentam menor capacidade aquisitiva. Enquanto isto, Coimbra mantém, fora das "metrópoles", um valor - embora muito contrastante com a capital (216,8 contra 131,7) - acima da média.

O presidente do Turismo do Centro defendeu em Fátima, e bem, que é necessário "amarrar" os viajantes pelo menos duas noites na região. Estará encontrada, assim, Pedro Machado, a próxima pequena oferta para quem nos visita: um baraço, singelo e simbólico, que nos ate...até depois de amanhã!

O Círculo de Cultura Portuguesa organiza neste e no próximo fim de semana, em Santa Clara-a-Nova, a curiosa iniciativa "Outono no Mosteiro", agora dedicada à castanha, e privilegiando as crianças, em 23 e 24 com as atenções viradas para o cogumelo. Cozinha, provas de vinhos, jantares temáticos e música fazem parte da programação. Que inclui, ainda, de amanhã a oito dias, uma ida aos míscaros, na Lousã. Eu vou...

Manuel Machado foi unanimemente eleito presidente da Comunidade Intermunicipal "Região" de Coimbra; veteranos, muito respeitáveis nomes de secções da AAC e de clubes, criticaram, justamente - esperamos que a sua abalizada opinião seja tida em devida consideração -, o estado de abandono e progressiva degradação do belíssimo estádio universitário; o município de Coimbra voltou a destacar-se no apoio, indispensável, à família; a Liga dos Combatentes celebrou, com dignidade simples, o aniversário do Armistício, este ano, bem, junto ao monumento aos Heróis do Ultramar; e alunos da Escola Superior de Educação estão a promover, todas as quartas feiras, caminhadas noturnas pela cidade (ou corridas, para os de maior fôlego), sempre com a vantagem dupla de, sem custos, fazerem – dizem – bem à saúde.


António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.