sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A 5 de outubro ACO escreveu ...

RIO ACIMA, SEM MOTOR

Além do vendaval socialista pelo distrito, os resultados das autárquicas trazem inevitáveis consequências para duas instituições relevantes da cidade: na Câmara Municipal, o regresso de Manuel Machado, onde, por assim dizer, substitui quem o substituiu; na ANMP, aqui sediada, o retornar da presidência do PS, que deverá levar, em fim de longuíssimo ciclo, à natural saída do aparentemente eterno secretário-geral, que, do apogeu à presente perda de influência política da Associação, fez e quase desfez a Casa Comum do poder local.

Num discurso de 65 parágrafos, o Reitor da Universidade de Coimbra, ao falar na Abertura Solene das Aulas, e quando se reportava à atividade das Escolas, dedicou, único e singelo, um parágrafo à cultura – enfatizando a Semana Cultural e o Gil Vicente –, postura que, para além de alegados e sublinhados "orgulho e pujança", não deixa de ser significativa!

Vários investimentos melhoraram, substantivamente, a qualidade de vida na cidade: sinalização para invisuais de passadeiras, pisos novos em diversas artérias, a chegada do alcatrão à estrada do campo, a instalação de temporizadores em semáforos. Daqui a quatro anos teremos novas benfeitorias...

Coimbra é o município da região Centro com maior capacidade de atração de pessoas para trabalhar ou estudar, indica um estudo da CCRDC. Ainda bem que, de quando em vez, se promovem tais trabalhos para evidenciar...o que (nem para todos) é evidente.

Anda tudo a embandeirar em arco com as comemorações dos 950 anos da chegada – seja isso o que for – de D. Sesnando à urbe. Talvez agora a cidade, porventura uma das suas juntas de freguesia, erga, com inteira dignidade, também em dimensão, estátua que perpetue o nome do grande, mas tão absolutamente desconhecido, governador de Coimbra e reorganizador do território mondeguino.

Pela mão do úbere criativo Pina Prata nasceu uma nova estrutura empresarial, agora o NERC, para – não esqueçamos as prometidas prioridades do QREN –, promover o desenvolvimento das atividades económicas da região, ainda congregar e dinamizar (os números divulgados sobre o associativismo do setor envergonham qualquer um) os diminutos empreendedores de Coimbra. E eu a pensar, quando também li o nome de outro antigo presidente da ACIC associado à ideia, que o empenhamento era para recuperar a centenária instituição...Demoraram mais de seis longas horas os trabalhos de remoção - e desobstrução da via - do pesado de mercadorias que um dia destes se despistou no IC2, junto à Estação Velha. Apesar do caos instalado no trânsito daquela zona urbana, um calvário, como é possível a delonga, Deus meu, de um quarto de dia?! Esperemos que numa qualquer outra madrugada não haja um acidente que envolva dois camiões: é que, então, ainda se faria noite antes de...

"Caminhos da Batalha do Bussaco" é um projeto turístico para, com utilização de "bugies"– sabem, aqueles veículos esquisitos, mais parecidos com inseto do que com carro –, dar a conhecer os trilhos e caminhos feitos pelas tropas no tempo da terceira invasão francesa. Uma iniciativa que, em contraste com a recente e pífia promoção da Mata do Buçaco no Dolce Vita (para além de toda a boa vontade, aquilo não poderia cativar, com certeza, ninguém) cria, apelando ao desafio, à aventura, as melhores expetativas para retornarmos, sempre com remoçado prazer, àquele, agora internacionalmente certificado, paradisíaco local da Mealhada, de todos nós.

António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.