sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Ó JT, faz um discurso!"


É possível que muitos não saibam e que outros já não se recordem, mas claro que eu não me posso esquecer deste meu pequeno trauma. Durante muitos anos (embora com cada vez menos frequência, felizmente), sempre que havia uma festa PL, alguém dizia: "Ó JT, um discurso...". Qual a origem deste episódio da nossa petite histoire?

Ele está associado a um importante acontecimento que faz hoje, 4 de Dezembro, precisamente trinta e três anos. Nesse dia do ano de 1976 realizou-se uma festa comemorativa das Bodas de Prata de Rui e Talinha que, para além de missa (cf. convite), meteu também lanche. E foi nesta parte da festa que, estimulado pelas taças de champanhe generosamente servidas pelo padrinho de ZN, eu terei efectuado um (ao que dizem, porque eu disso não guardo nenhuma recordação, por motivos óbvios) um memorável discurso. A única coisa que me lembro é que fiquei muito mal disposto e tive de ir para o meu quarto dormir (não, acho que não me embrulhei na placenta que, por acaso, ainda tenho cá por casa e que muito jeito me dá nas frias noites alentejanas, isto agora é um bocado conversa gerôntica...), mas claro que este testemunho pessoal não tem nenhuma importância se compararmos com o acontecimento que aqui quero evocar, através da reprodução do magnífico desenho da autoria de alguém que, no passado dia 21, também comemorou os seus vinte cinco anos de casamento, com um fim de semana em Paris.

Muitos parabéns M. e Mó do casinha linda!


2 comentários:

  1. Realmente, deve ter sido mesmo um trauma para ti, JT! Já me tinha esquecido da origem dos teus discursos...obrigado por nos lembrar. Obrigado, sobretudo, por nos lembrar os 25 anos de casados dos Pais (lembro-me perfeitamente da festa realizada ainda no "31" - 31 seria, 10 anos mais tarde, quando se comemoraram os 35 anos de casados, se não tivesse havido "mão de Deus" a segurar nas taças de champanhe que estavam perfiladas num dos armários da sala quando o Padre João se encostou ao dito armário, em plena celebração da missa em nossa casa) e trazeres à "Maré" os 25 anos de casados do Miguel e da Mónica (que estão de parabéns!).
    Parabéns JT pela crónica!

    ResponderEliminar
  2. Boa JT! Prometo para breve a publicação de alguns desenhos antigos da casa 6 da Foz do Arelho.
    M.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.