quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Maré Cheia: figura do Ano "Maré Cheia!

Eis, por fim, o mui aguardado post acerca das figuras positivas 2009 de acordo com a maioria dos redactores de Maré Cheia (ou seja, eu!). Comecemos por elencar os nomeados que, apesar do seu brilhantismo, não receberam a tão ansiada distinção.
Em primeiro lugar, os Simpson que, tal como a Rádio Comercial e os Xutos & Pontapés comemoraram os seus trinta anos. São por isso da idade de que PL? É só fazer as contas, como dizia um antigo primeiro-ministro que, segundo se soube recentemente, é uma das mais importantes figuras do planeta (pobre Terra...). Entre os três aniversariantes - todos eles a destacarem-se no ano que passou... - Homer e os seus merecem uma especial distinção especial, sobretudo porque a extraordinária Marge foi capa de uma revista bastante ordinária (foto 1).





Seguidamente é impossível não mencionar o regresso do ano. Sim, o pequeno Saúl (foto 2) está de volta, para reavivar os elogios aos condimentos e acompanhamentos de uma iguaria muito apreciada pelos PL (ZN é, segundo sei, a excepção...) e que costuma ser pescada nos mares da Noruega. Infelizmente não consegui encontrar documentação fotográfica do seu encontro com Rui Veloso, cumprindo assim um sonho de criança.
Mas deixemos este tom algo brejeiro e mudemos de tom. Ou talvez não.
Agora, Paulo Coelho (foto 3). Eu não dizia? Passámos da brejeirice à pornografia. Palavras para quê? O homem chegou à Academia Brasileira das Letras e, importa não esquecê-lo, os PL têm laços muito fortes com país irmão. Ah, parece que o homem também escreve umas coisas mas eu nunca dei por nada (apesar do que EL diz hoje na entrevista da Clarinha, ó LCO!).

Outra figura em destaque (embora possa também ser vista como uma séria ameaça à paz mundial...) é a conversão ao islamismo de Abel Xavier (6x na foto 4), talvez o pior defesa direito de sempre (só faltou jogar pela Briosa...), mas sem dúvida o que ostenta maior imaginação capilar. Espero bem que quando os muculmanos perceberem o bem que ele (não) joga não recomecem a ter aulas de aviação.



E ainda falando de futebol, Joana Amaral Dias (na foto 5, junto do empresário FIFA, Xiquinho) que foi notícia pela sua (malograda) transferência, em pleno mercado de Verão, para o ... Benfica? Não, para uma coisa parecida. Sem dúvida, a (não)transferência do ano, mas, definitivamente, a filha do psicanalista não foi a figura política do ano, porque essa foi um (imaginem!) ... Lima. Não um PL, porque ainda não chegámos a tanto, mas um sujeito (na foto 6, à escuta do nosso PR em ano de centenário, por muito que custe a ACO) que responde quando escuta uma antiga música dos inefáveis ABBA (outro dos comeback do ano). Ou seja, o homem que usa como ninguém hoje o ditado antigo, segundo o qual temos dois ouvidos e uma boca para falarmos metade do que escutamos. Por falar nisso, estará o nosso blog sob escuta?

Enfim, todos estes poderiam ser, definitivamente, personagens do ano que está a chegar ao fim. No entanto, a figura positiva Maré Cheia 2009 só pode ser, quanto a mim, e após unanimidade cá em casa (como se vê, o que eu escrevo até tem uma base democrática), o próprio blog Maré Cheia que, porém, não deve ser confundido com uma péssima banda brasileira homónima. Como se vê, do país dos Cavalcanti d'Albuquerque não nos chegam só coelhinhos.
PS: não sei se repararam, mas esta frase final é um magnífico (modéstia à parte...) link para a imagem que encabeça o meu último texto (espero...) de 2009!
FELIZ 2010 PARA TODOS MARÉ-CHEIENSES!!!




1 comentário:

  1. antes de mais, referir que o ZN não é o unico PL a não apreciar essa iguaria(?!)pescada nos mares da Noruega.

    quanto à minha selecção melhor/pior de 2009, e porque ainda há muita gente naquela coluna ali ao lado (sim, os contribuidores) a não contribuir, e muitos que ainda nem estão nessa bela coluna, o meu voto para…

    Melhor de 2009: todos os que por aqui escreveram.

    Pior de 2009: os que (ainda!) não apareceram por aqui.

    Para todos um ExCeLeNtE 2010!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.