quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PLs de outrora - 1 vez por semana, a biografia light de um antepassado


I) O CAPITALISTA




"Se a Mathias Pedroso de Lima deres um tostão, verás que, dentro de dias, ele terá um milhão". Assim - numa cantilena que misturava tanto de admiração como de invejosa ironia - se referiam os poiarenses àquele que foi o mais abastado dos seus conterrâneos nos finais do século XIX e inícios do século seguinte. Reconstruindo com enorme sucesso (e graças, também, ao casamento com uma prima rica, que só à 3ª vez lhe disse o tão desejado "sim") a fortuna familiar, muito prejudicada por causa da morte prematura do seu pai, Mathias P.L. destacou-se não só como riquíssimo proprietário no concelho e arredores, mas, igualmente, como industrial, no domínio da cera e dos azeites. Tão piedoso quão avaro - e era MUITO piedoso! - o Sr. Capitalista, com a sua mosca e suíças à Tio Patinhas (elas próprias associadas à figura do burguesão no imaginário de Walt Disney) teve 11 filhos do seu casamento e - dizem as más-línguas - pelo menos outros tantos fora dele.

2 comentários:

  1. Muito feliz esta mini-biografia do Sr. Capitalista (não sei se o teu avô materno estaria 100% de acordo, mas como conta um conto acrescenta um ponto, como diria a tua avó materna), e o desenho é teu, não é?
    és um clássico da BD franco-belga - por falar nisso, hoje o Rodrigo vai ao Amadora BD -, de me fazer relembrar as prateleiras das bd da sala de casa dos Pais/Avós com imensa saudade. O Desenho está óptimo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sim, é um desenho meu. Vou tentar ir fazendo uns esboços dos PL de que for falando - quando lhes conheça as caras, claro! ;)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.