quinta-feira, 16 de maio de 2013

A 27 de abril ACO escreveu ...


RIO ACIMA, SEM MOTOR
O secretário de Estado da tutela, em visita pela região, escolheu a deslocação a Coimbra para considerar o turismo da saúde como um dos produtos estratégicos na política governamental para o setor. É provavelmente por causa desse intento – e prioridade – do Terreiro do Paço que o presidente da câmara ficou preocupado com o que viu (ou melhor, um deserto absoluto, não viu) quando num destes sábados esteve no hospital "fantasma" dos Covões. Em razão do que levou, mesmo, à reunião do executivo autárquico, a certeza da não aceitação, para além do encerramento noturno das urgências, do seu fecho, também, aos fins de semana.
 
Jaime Soares, sabe-se, é capaz, sempre naturalmente, do melhor e do pior. Depois de ter sido o único, com discernimento suficiente, a exigir quatro faixas aquando da construção nova ponte da Portela, vem, agora, a propósito das limitações que implica, não menos naturalmente, o seu alargamento, levantar público protesto e disponibilizar maquinaria da câmara de Poiares para retirar da EN 17 tudo o que a está a estrangular. Isto enquanto, porventura já imbuído, nas suas altas responsabilidades sportinguistas, pelo espírito das águas do Tejo, não se eximia, escusada, a mais uma bicada na... má vizinha Coimbra.
 
A Escola Superior Agrária (originariamente a estrutura destinar-se-ia a coudelaria nacional) encerrou as comemorações do seu 125 aniversário com um regresso, ano da sua fundação, a 1887 (esteve realmente magnífica a feira à moda antiga), quando era, então, Escola Prática Central de Agricultura. Eis, pois, uma belíssima forma de, lavrando úberes chãos do passado, lançar à terra sementes de presente, para se colherem primícias de futuro, enfim, se olharem, bem, os desafios de amanhã.

A programação, em Coimbra, do Ano Brasil em Portugal, que hoje se inicia, para se prolongar até 9 de junho, inclui, em diversos espaços da cidade, manifestações de teatro, música e dança. Oportunidade, ampla e seguramente de qualidade, para, na língua comum, em conjunto com a vasta comunidade de estudantes que escolheram a nossa universidade para concluírem os seus cursos, apreciarmos um pouco da cultura que, na circunstância, o país irmão agora nos traz.

Não faço, nem sei se um dia virei a fazer, a mais pequena ideia da forma como funciona o novo serviço, disponibilizado experimentalmente, que permite o pagamento do estacionamento por telemóvel. Mas, se contribuir para a qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo se ajudar a acabar com os "arrumadores" que enxameiam tudo o que é praça ou largo de Coimbra (em que se ocupa a Polícia Municipal?), então vou aprender rapidamente, gritar um viva à nova utilidade do aparelho.

Pintaram, finalmente, a sinalização horizontal na Rua do Brasil, entre a Nunes Pereira e o Alto de S. João. Pena não terem deixado apenas o traço contínuo (melhor seria dois, e a amarelo) por forma aos automobilistas bem entenderem uma desejável obrigatoriedade de circulação entre as atuais três rotundas. E, já agora, com tantas exceções e autorização de cortes, mais-valia, afinal, terem optado pelo tracejado: sempre poupavam na tinta...

A câmara municipal, foi pelo menos anunciado, fechou as contas de 2012 – que ótimo, pode ser que assim comece a tapar os buracos, a recuperar os tantos e tão degradados pisos da cidade – com um saldo positivo de mais de cinco milhões de euros; pilotos que voaram para aeródromo Bissaya Barreto consideraram-no (imagine-se o que não diriam se estivessem já instalados equipamentos indispensáveis e prolongada a pista) um dos melhores do país; os Transportes Urbanos de Coimbra, e com certeza não foi por os médicos nos aconselharem a andar a pé, transportaram menos 1,5 milhões de passageiros; e jovens do Rotaract Clube, um exemplo, limparam, civilizadamente, pichagens com que alguns – há quem as considere, imagine-se, valores culturais (?) e manifestação de liberdade política (!) – vandalizam espaços públicos...
 
António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.