sábado, 12 de setembro de 2015

A 1 de agosto ACO escreveu

RIO ACIMA, SEM MOTOR

A linha do Vouga, no troço entre Águeda e Sernada, está a sofrer trabalhos de renovação com os carris e agulhas retirados do ramal da Lousã. Se calhar, sejamos irónicos, ainda vão retirar material e equipamento do Metro Sul do Tejo – parece que muito pouco utilizado – para o metropolitano rápido de superfície do Mondego, o que seja, na ligação de Serpins a Coimbra, também no percurso urbano para os hospitais. Naquilo que – se, entretanto, Passos Coelho não viesse trazer, outra vez, a "novidade" da hipótese das camionetas elétricas! – quase poderíamos chamar de uma política de transportes terrestres, diria..."interfluvial".

No primeiro semestre do ano foram constituídas 21.094 novas empresas, mais 11,9% do que em igual período de 2014. Lisboa (28%), Porto (18,5%), Braga (8,2%), Setúbal (6,2%) e Aveiro (5,9%), ocupam os primeiros lugares do ranking nacional. Contudo, de todas elas, apenas Aveiro subiu face aos valores anteriores, enquanto, paralelamente, cresciam Leiria, com mais 0,5 pontos percentuais e agora com 4,3%, e Coimbra, que aumentou 0,2 pontos para se fixar nos 3,5%. É pouco? Seguramente. Contudo, uma esperança.

De acordo com o município, a Feira Cultural proporcionou "uma grande satisfação a visitantes e expositores", assim confirmando “a boa aposta da CMC quando optou por concentrar, num mesmo certame, as anteriores feiras do livro e do artesanato, complementando-as com mais expressões culturais e eventos". E ainda bem que, em favor da cidade, assim é. Pese embora a minha diversa opinião, e a de todos os tantos expositores que ouvi, porém só eu, queixarem-se. Mas isso, de facto, não interessa nada. O que vale são os inquéritos a que, na melhor tradição portuguesa, a maioria terá respondido, não duvido, sempre simpática, com loas e améns.

Porque a cabeça de lista dos deputados socialistas não é do distrito, "Coimbra manda em Viseu", titulava o Jornal do Centro, semanário daquela cidade. Se se lembrassem, ou soubessem, das ligações de Maria Manuel Leitão Marques – que nasceu em Quelimane, Moçambique – a Alquerubim e à Barra, talvez então já fosse Aveiro "a mandar" em terras de Viriato. Deus nos ajude!

O governo confirma a preferência pela Base Aérea do Montijo como aeroporto complementar à Portela. Assim se passando a justificar (difícil que a coisa estava), entre outras benfeitorias, mais uma ponte na zona de Lisboa. Mas já agora, que estão com a mão na massa, antes de se irem embora, e da generalização das aeronaves de descolagem e aterragem vertical, importar-se-iam de considerar, também, a hipótese de Monte Real como infraestrutura aeroportuária, não complementar mas única, para a região Centro? Nós, os beirões, agradeceríamos. Muito.

O video mapping "Universidade de Coimbra, 725 Anos, uma História de Luz" é um belíssimo produto para mostrar a ancestral UC, de uma outra forma, por igual a estrangeiros, enquanto a mais antiga Escola portuguesa e uma das mais vetustas da Europa. Mas também para aprofundar sentimentos nacionais de orgulho, ainda, imagine-se (não se pode ver de dia), para ajudar a concretizar a velha aspiração...do aumento de pernoita de turistas na cidade.

Terminou, com uma programação, a possível, de grande qualidade – parabéns à equipa organizadora, que prepara já o tema “Pioneiros”, do próximo ano –, o Festival das Artes, que voltou a ter, certeza de futuro, a melhor aceitação por parte do público. E fomos muitos, de facto, os que, a cada dia, seguimos os tambores. E fizemos bem.

A Figueira da Foz, excelente notícia para a região, vai receber, finalmente, um laboratório avançado do polo do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra; José Liberato, jornalista liberal, defensor da liberdade, entrou, outro maçom, na toponímia coimbrã; muito bom o roteiro da 'Evasões', do DN, sobre as duas faces de Coimbra, a cidade antiga e a nova; Horácio Antunes, pela ação desenvolvida enquanto autarca, também já é comendador; e, nas cabeças de lista para as legislativas, porque não há duas sem três, não foi Anabela Rodrigues...foi Margarida Mano!

A crónica vai a banhos. Para merecido descanso, sobretudo de quem a lê. Boas férias, e até setembro.

António Cabral de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.