quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Há 59 atrás...


Em Lisboa, na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Onde tudo começou para os PL!

4 comentários:

  1. Numa carta datada de 12 de Outubro de 1949, podia ler-se:
    “Querida Mãe:
    Venho dar-lhe muitas novidades. O “bispo” chegou hoje e conhece muito bem a Maria Natália. Foi professora dela e é também amiga. Diz que é uma jóia de rapariga: muito viva, alegre e cheia de entusiasmos. Tem muito valor em todo o sentido da palavra porque tem uma óptima formação moral e é muito inteligente [de facto, nunca encontrei alguém tão inteligente como a Mãe]. O Pai dela diz que é o melhor que se pode imaginar, parece que é industrial e têm fortuna pessoal mas têm grande desprezo pelo dinheiro, o que só os recomenda [Grande Avô Caetano!].
    Quanto ao físico diz que é boa figura: talvez um pouco mais alta do que eu [parece-me que não, mas talvez com saltos altos], muito morena, lindos olhos e que quando bem vestida é um amor [Powered by Casa Africana].
    A Mãe morreu-lhe pelo Natal e ela ficou com o governo da casa, serviu de Mãe a uma irmãzinha pequena que tem e conseguiu saber ser forte [por alguma razão o Pai chamava-lhe Super Mulher!] formando-se neste mesmo ano com 16. Tem também um irmão mais velho [não será rigorosamente certo, pois o Tio Nuno tinha menos dois anos do que a Mãe] à frente de qualquer empresa ou não sei o quê [seriam as Páginas Amarelas?]. Dele já não me lembro o que a Maria de Lourdes Belchior disse. Claro que a Maria de Lourdes conhece muito bem o nosso Rui através dele, pessoalmente não o conhece.
    Fiquei satisfeitíssima e Deus queira que se entendam bem [Deus quis!] Gostei principalmente de a saber alegre e corajosa para a vida [boa leitura do perfil da Mãe].
    A Maria Teresa Navarro, “Lisboa” também a conhece bem e quando estávamos no “Campo de Férias” recebeu uma carta [não havia SMS, nem Messenger, nem Facebook] da Mª Natália a dar-lhe a novidade que tinha encontrado o seu “ideal”.
    Mal supunha a Maria Teresa que eu era irmã do Rui da Maria Natália [o Mundo é de facto pequeno!]!
    Peçam muito a Nossa Senhora por eles [fontes seguras informam-nos de que eles não foram esquecidos nas Orações à Nossa Senhora!].
    Muitas Graças temos a dar a Deus! [Obrigado pela parte que me toca!].
    Um beijo muito amigo da sua
    Maria Armanda [mais tarde baptizada por nós de Bá].”

    ResponderEliminar
  2. ZN,

    Esta carta é absolutamente genial, e com os teus comentários fica ainda melhor!
    Vi o que perguntaste no fb, e já pedi à minha Mãe para, quando puder, tentar identificar quem souber na foto. Mas avisa desde já que muitos são amigos dos Avós que a Mãe não conhece. Depois publicamos aqui a legenda!
    Eu sei, desde já, que o Avô Caetano está entre a Tia Maria Augusta (mulher do Tio Racine) e o Tio Milton.

    ResponderEliminar
  3. Embora já a tivesse lido (mas sem as footnotes do ZN...), a carta a mana B é de facto extraordinária.
    Parabéns ao ZN pelo seu incrível espírito de família e até amanhã na Foz!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.