domingo, 28 de novembro de 2010

Um plano para o/a PL ideal?

A mais notável dietista PL faz hoje anos – PARABÉNS, pois, desde Coimbra até à Terra Chã! Este foi um ano de grandes mudanças: a conclusão da licenciatura (e o estágio repartido por vários hospitais lisboetas), o dizer adeus à capital e regressar à velha ilha, o lançar-se no mundo dos negócios (dietéticos, pois claro) como free-lancer! Esperemos – ou, melhor, acreditamos firmemente – que a nova profissional tenha herdado o talento dos seus maiores (quer FC, quer PL) na construção de grandes impérios comerciais! Do velho capitalista se dizia que de um tostão fazia um milhão: será a sua trisneta Catarina uma digna sucessora? ;)

Deixamos um desafio para a novel dietista: que tal elaborar um plano dietético para um/a PL “ideal” (porque por muito perfeitos que todos já sejamos, é sempre possível avançar um pouco mais!)?
“Roubámos” o quadro da net (mas não o conseguimos copiar correctamente para aqui!): aguardamos que o apresente completo em breve! :)

Bjs dos Tios e Primos
------------
PLANO DIETÉTICO
Desjejum 08:30
Alimento
Quantidades
Substituto
Lanche da manhã 10:30
Alimento
Quantidades
Substituto
Almoço 13:00
Alimento
Quantidades
Substituto
Lanche da tarde: 16:00
Alimento
Quantidades
Substituto
Jantar 19:00
Alimento
Quantidades
Substituto
OU (pois... só o jantar tinha alternativa!)
Ou
Alimento
Quantidades
Substituto
Ceia : 21:00
Alimento
Quantidades
Substituto

4 comentários:

  1. Eu espero que "desjejum" não seja o termo adoptado pelos dietistas! Parece-me muito mal escolhido!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada:) Adorei aa forma como me parabenizaram:D! Prometo que assim que possa, que tratarei do pedido!Beijinhosss

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Catarina (já tos tinha dado via Facebook), uma vez mais!
    Uma pequena nota, sem me querer armar em defensor da Língua Portuguesa - até porque me farto de dar valentes pontapés na gramática camoniana!, conforme todos já repararam (reparem que não escrevi "conforme todos já puderam constatar", pois constatar é um galicismo)!!! - também não é por nutrir (esta é em tua honra, Catarina) algum desprezo pelos brasileiros (que não tenho, tenho sim uma costela brasileira, com todo o gosto!), mas por favor não digam (escrevam) nunca PARABENIZAR! Não existe, nem é brasileiro! É das favelas e da TVI!
    Digam sim: Adorei a forma como me deram os parabéns, ou como me felicitaram!
    Desculpem...o meu mau humor!
    Parabéns Catarina, uma vez mais...e já agora, parabéns LCO, pelo teu brilhante post!
    Vá digam lá "post" não é português! Pois não mas qual é a sua tradução para português? Sim, diz lá ò Camões....

    ResponderEliminar
  4. ZN, está no Houaiss! ;)

    "parabenizar [Estruturas argumentais]

    A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
    Raphael Duarte Strack (Brasil)

    O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.

    Cláudia Pinto, 19-Out-2006 "

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.