segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Parabéns Pedro!


Parabéns Pedro!

Há nos PLs um certo pseudo desdém pela cultura britânica. Quem não se lembra do "mosca na manteiga" e do "par de espectáculos" que AR nos presenteava quando se falava dos "bifes"? Mas, por outro lado, não exibia AR com orgulho a sua extraordinária classificação de 21 valores (em 20 possíveis!) num teste de inglês? E não foi confundido com um inglês no dia do seu próprio casamento quando lhe perguntaram "newspapers, Sir?"? Pois bem, hoje faz anos o mais british PL! Então não foi ele que introduziu o ténis na família? Herdando ele também uma raquete de ténis da sua tia/madrinha, que por mero acaso frequentou um colégio na velha albion. E também no golfe, PPL foi pioneiro no seio dos PLs! E a sua paixão pelos cabriolets britânicos? E last but not least, não vive ele numa ilha verde e com um belo campo de golfe? (note-se que a própria ilha é muito mais bonita do que o seu campo de golfe!) Na minha opinião, pode PPL continuar a ter o bom gosto britânico, pois apesar da cultura francófona PL sinto-me mais próximo dos "bifes"! - Já antevejo uma polémica a ser introduzida nestas páginas por JT, com um cheirinho a psicanálise para justificar a ditadura da cultura francófona PL!!!

Mas voltemos ao aniversário do nosso mano mais velho: Parabéns Pedro!

Beijos e abraços do ramo PL de Lisboa.


ZN

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns (outra vez, pois já o dissera em devido tempo no fb), Pedro!

    E não, não vou começar nenhuma polémica sobre as virtudes das culturas da aquém e além Mancha...
    Mas há um outro aspecto desse tema pode ser analisado a partir do rugby. AR (Little Soul, indeed) era um fã de rugby. Acho que já aqui falei das suas entradas na sala quando a rtp dava os jogos das (n altura) 5 nações e, interrompendo o mítico Cordeiro do Vale, afirmava: «olha, está a dar ...football». Eu invariavelmente corrigia (ou pelo menos assim pensava): «Ó Pai, não é futebol! É rugby!!!». E o Sr. Engenheiro ria-se para dentro e dizia: "Football ... Rugby que se deve distinguir do Football Association". E depois contava, pela enésima vez, as origens históricas do estranho desporto da oval.
    Very british, portanto? Não, porque a equipe favorita de Little Souls era, como não podia deixar de ser, a... França e seu magnífico jogo à mão a partir das linhas atrasadas. Aquilo a que os saxões chamam "the french flavour" ou lá o que é...
    Eu também apoiava os "gauleses" (que eu muitas vezes confundia com galeses...), mas hoje acho que não houve equipa como a de Gales do Gareth Edwards, Phil Benett e JP Wiliams.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.