segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Verões de há muitos anos atrás



Olá a todos! Estava hoje à procura de umas ilustrações para um artigo nos ficheiros das fotografias velhas e encontrei estas duas. Ambas têm em comum o facto de não estarem nas melhores condições de conservação, e o de serem tiradas no Verão. Como o tempo ainda permanece magnificamente quente, creio que ainda se adequam bem à temporada! Numa delas (a quem tem mais gente) vemos a família da Avó Céu em férias. Iam todos os anos para a Figueira, e esta foto (que faz parte de um conjunto de 3) foi tirada creio que em Agosto de 1915. Não conheço grande parte das pessoas (devem ser tios e tias, primos e primas Borges, bem como alguns amigos). Deixam-se, contudo, identificados quer a própria Avó Céu (a terceira na última fila a contar da esquerda, atrás de uma senhora velhota), o pai da Avó Céu ( o Avô Francisco, que está na mesma fila, a seguir à filha, no centro da foto) e a mãe da Avó Céu (a Avó Teresa), que é a primeira da direita, estando vestida com um saia e casaco claros. À frente, a meio da foto, e com uma criancinha ao colo, está o irmão da Avó Céu, o Tio Luís. O mais divertido desta foto é a pose de todos, com um certo cheiro de "arte nova provinciana" de que a Figueira gostava de fazer gala.


A outra foto (muuuuito estragada) foi também tirada em Agosto e é mais ou menos contemporânea. Foi tirada em Poiares, no quintal da Casa da Risca Silva, por um amigo do Avô Armando chamado Eugénio Rocha Santos. Os PL nunca passavam o mês de Agosto na Figueira, mas iam para lá (como boa parte das pessoas, na altura) em Setembro. Em Agosto festejava-se (e festeja-se) a festa de NS das Necessidades na Risca-Silva, na qual o capitalista PL e toda a família marcavam invariavelmente presença. Aliás, a foto é precisamente tirada (a acreditar na legenda) nesse dia festivo.

Apesar de estar tão estragada, conseguimos identificar quase toda a gente: da direita para a esquerda, a Tias Adelaide, Aurora (com um bebé ao colo) e Virgínia, irmãs do Avô Armando. Ao lado desta, com a cara muito riscada, pode ser Marquinhas PL. Ao lado dela, creio que é Jerónimo ou Joaquim Mathias de Carvalho (um dos filhos da Tia Virgínia). As criancinhas à frente hão-de ser os outros Mathias de Carvalho.



1 comentário:

  1. Ainda bem que ha quem os consiga identificar, que eu nao consigo identificar ninguem, nem sequer os "primos" de agora, quanto mais os de outrora...

    Tnks pelo post primo, ja fazia falta neste espaço da blogoesfera os teus historicos posts. ;)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.