terça-feira, 7 de setembro de 2010

Jantar-Encontro Descendentes de Caetano Joaquim dos Reis e Afins (2)

Para os comensais do próximo dia 30 de Outubro que não tiveram o privilégio e especialmente o gosto de conhecer o Grande Avô Caetano, aqui vai uma capa d' "A Ideia Nacional" (reparem bem que é o editor...), um destacado representante da imprensa integralista. Cf. também o já aqui citado excelente artigo LCO "Os Reis de Torres Novas. Considerações em torno de uma Família Ribatejana", RAÍZES & MEMÓRIAS, nº 25, Dezembro 2008, especialmente p. 70 e sgs.

Na edição do dia 20 do mesmo mês de Outubro de 1920 de "A Ideia Nacional", podemos ler a seguinte nota da semana: «Por entre a geral indiferença do público e o ataque directo de grande número de jornais, reabriu na segunda-feira passada a pantomima de S. Bento. Um dos sucessos mais retumbantes dessa reabertura foi a contínua discussão de política rasteira e um abandono absoluto das questões de interesse popular. Como é da praxe e de costume, disseram-se formidáveis baboseiras, pronunciaram-se discursos de latão ferrugento, fizeram-se diálogos cómicos e houve magnífico jogo de ápartes finos e piadas grossas. Os extractos não registam palavras pornográficas. Ainda bem.»

O texto não vem assinado, mas é provável que tenha saído da mão do editor do jornal. Às vezes, pergunto-me sobre o que acharia o Avô Caetano da política actual. Se calhar a única coisa que mudou foram as dois últimas frases desta nota da semana que, apesar de ter noventa anos, não ganhou nenhuma ruga. Infelizmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.