terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PARABÉNS TX!!
















Os koalas são animais terríveis, que comem os dedos (única e exclusivamente os dedos!) das criancinhas. Portanto, na Austrália são várias as crianças demasiado atrevidas que ficaram mutiladas.

Não mexam nas bolas de vidro colorido que estão na taça da sala de jantar! Eram da trisavó, e se as partirem a Avó vai ficar MUITO aborrecida!

Não sabiam que os bonecos e brinquedos ganhavam vida mal vocês adormecem? Não, não adianta tentar não dormir - eles percebem e ficam logo imobilizados outra vez. No entanto, quando acordarem, vão ver com atenção os brinquedos: pode ser que alguns não tenham ficado exactamente
na mesma posição em que os deixaram â noite. Um braço de uma boneca descaído, um carrinho 2 cm afastado da garagem...

Eram estes alguns dos ensinamentos que a nossa (porque eu, neste domínio, falo também pela Ninana) Tia Tx nos ministrava na infância. Alguns poderão rir-se com desdém e pensar "Para quê perder energia com tais parvoíces"? Outros indignar-se com os maus conhecimentos que estávamos a adquirir.
As opiniões alheias, aqui, nada interessam: e a verdade é que nós adorávamos. Tal como gostávamos de fingir que nos escondíamos dos "senhores maus" (que ninguém sabia quem eram, claro, nem queria saber) debaixo da cama do Tio Ch, munidos de uma lanterna, ou de preparar aquelas horríveis mistelas de manteiga e sal que eram a “comida” dos bonecos da, ainda muito jovem, Tx.

Foi Tx – uma baby sitter transigente, para alegria dos sobrinhos - que nos contou a (por ela depois cem vezes maldita) história da ovelha na ponte. Foi com ela (e graças a ela) que demos azo a alguns esforços de arranjo e decoração doméstico (concluindo que, realmente, o bricolage não é o forte de nenhum de nós). E é para casa de Tx que vamos, quando queremos dar uns mergulhos em águas não muito distantes mas menos tenebrosas do que as de Quiaios! E é com Tx, claro!, que vamos ao O Outro e conhecemos melhor Peniche city (onde já presenciámos cenas extraordinárias, dignas de uma novela de MNL!).No entanto, temos sempre o cuidado de não comer tangerinas – pois é impossível esquecer o drama que Tx fazia quando as comíamos à sobremesa! ;)

A nossa tia literata (que me fez ficar a gostar de Os Maias bastante mais cedo do que a maioria, e que me contou inúmeras histórias da mitologia greco-romana, desde logo a do Prometeu Agrilhoado) e cinéfila (com quem aprendi que o cinema alternativo europeu pode ser MESMO mau – nunca esquecerei Pandora!) faz anos! Sem ela, as dinâmicas PL seriam, seguramente, bem menos divertidas! Para a empenhada professora das criancinhas penicheiras e devotada protectora da fauna desamparada, e desde as terras de entre Lis e Lena, vão os parabéns do sobrinho mais velho para a tia mais nova!

Ps: Tx, e para quando a coloaboração na Maré Cheia??

3 comentários:

  1. Coitadinhos dos meus filhinhos que tiveram uma infância atormentada por esta tia malvada!!

    Esperemos que os pobres 3blackcats não tenham pesadelos!

    ResponderEliminar
  2. a infancia mais divertida de todas as que tenho conhecido! :)
    pArAbÉnS Tuxa!!

    ResponderEliminar
  3. Que sorte ter uma tia destas!
    Já agora, espero que mantenham o mito das bolas de vidro...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.