domingo, 20 de março de 2011

Margarida vai, Joaninha veio




Maggie PL M celebra hoje o seu 27º aniversário nas cálidas areias cariocas. Dando mais uma passada na internacionalização da sua carreira - e comprovando que as delícias de Niterói são bem superiores às da terra onde se fazem relógios - e quiçá sentindo o apelo da sua costela brasileira, instalou-se de armas e bagagens da "cidade maravilhosa".


Mas este é um aniversário especial num ano também especial. Porquê? Vejamos:


- em 1906, a mítica Avó Joaninha partiu do seu Brasil natal rumo a Lisboa. Nunca regressaria às Américas, mas encarregar-se-ia, com muito empenho, de deixar bem vincada na sua neta primogénita a herança imaterial brasileira que procurara manter já na Europa. Para além do seu tom bronzeado, os descendentes de Joaninha ficaram com uma ideia dourada - tão ao jeito de Gilberto Freyre - do Brasil (e do Nordeste) senhorial. Grandes comerciantes lisboetas, a colossal fortuna amealhada na capital portuguesa ganhava especial sabor se (ainda que tenuemente) ancorada em Casas-Grandes e engenhos de açúcar, em sacis e anéis de 15 anos passados entre Cavalcantis e Albuquerques.


Joaninha tinha, à data, 27 anos.


- em 2011, Maggie, trisneta de Joaninha (e, de todas as trisnetas, uma das fisicamente mais parecidas com os seus remotos antepassados nordestinos - como não me deixam mentir as velhas fotos da época) ruma ao Brasil. Maggie tem... 27 anos!


Retorno às origens, vitória muito tardia de uma trisavó que sempre achou que um dia regressaria, mas que permaneceu até morrer em Lisboa - ou simples coincidência??


Não há certezas!


Certo é que Maggie conseguiu um grande feito: manter bem vivas as ligações dos PL ao Brasil. Dos PL não!, diria certamente Joaninha! Dos "seus" Cavalcantis e Albuquerques - os tais que dizia à sua neta serem "quinhentões" e "nunca vergarem"!


Vejamos como Maggie "Cavalcanti" PL se dá pelas terras de Vera-Cruz!


Será que fundará uma "casa africana" brasileira? ;)




PARABÉNS!!! :)




de todos de Coimbra


2 comentários:

  1. Obgd primo! :)Não fazia ideia que a avó Joaninha tiha deixado o Brasil com 27 anos, realmente é uma coincidência muito engraçada. :)

    Beijinhos*

    P. prometo q em breve os (já tadicionais) postais começam a chegar. :)

    ResponderEliminar
  2. Embora não venha cá muitas vezes por esquecimento (!) gostei deste post!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.