sábado, 31 de outubro de 2009

Avô













Como acho que também há notícias importantes (sobretudo para os mais novos) que não relatam acontecimentos de ontem ou da semana passada, aqui vai uma homenagem a alguém muito especial. Para "os dez" era simplesmente o Avô e, se estivesse vivo, fazia precisamente ontem anos. Eis uma pequena homenagem, com três imagens:

1) Um desenho inédito de ZN (nem sonhavas que esta obra de arte ainda existia, pois não?).

2) Uma foto minha com o desenhador atrás mencionado e tirada precisamente no mítico quarto do Sr. Reis, onde, nos memoráveis tempos da clandestinidade do pós-prec, eu esperava impacientemente que o Avô lesse o proíbido jornal O Dia, e em especial as notícias dos jogos da Briosa que eram assinadas por um tal A. C. de O. Era também aí que o Avô ouvia rezar o terço na Renascença e também se refugiava quando havia jogos do Sporting na televisão e dizia "Vou para o quarto seguir pela telefonia porque estou a ficar irritado!" O que não haveria de sofrer com os leões de hoje..

3) A clássica foto de casal.


Ainda hoje quando dão a informação metereológica na televisão, a que o Avô assistia quase religiosamente, eu digo para mim mesmo"Boa Noite, rapaz!".

Um forte abraço, Avô!

1 comentário:

  1. É verdade João Tiago, o Avô (Bivô para o Luís e Ninanan) faria 116 anos. Segundo as minhas contas, claro!
    Foi uma pessoa que marcou imenso o nosso quotidiano, com o seu humor corrosivo (a Mãe herdou algum!!) e com o apoio e atenção que prestava a cada um de nós.

    Por exemplo, a "chegada" da televisão à casa da Escola Agrícola de santarém é um dos episódios mais divertidos e emocionantes que alguns dos mais velhos presenciaram, mas muitos outros se seguiram.
    Recordo, também, o elogio que o Avô fez ao Toninho quando o conheceu: «É bom rapaz de certeza! Monárquico e leitor de O Dia.», perante o olhar desconfiado da nossa Mãe.
    E a sua vitalidade? No último Verão que passou connosco, na Costa Nova, estava eu grávida da Ninana (em Agosto de 1980), com uma barriga enooooorme,a caminho do areal, diz-me o Avõ: «Dá-me o braço, que estás muito pesada! Ainda tropeças na areia!». Recordo que o Avô ia fazer 87 anos e morreu uns meses depois.

    Gostei muito da homenagem do João Tiago!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.